O Porto foi a cidade escolhida para acolher o encontro geral anual (AGM) da European Pride Organisers Association (EPOA) que acontece já no próximo ano.
A cidade nortenha conquistou 54% dos votos, vencendo a cidade de Copenhaga (46%). Numa nota enviada à imprensa, a Variações – Associação de Comércio e Turismo LGBTI de Portugal diz que “a candidatura do Porto foi um esforço conjunto” entre a plataforma e a equipa do Porto Pride: “É digno de nota que a AGM de 2024 coincidirá com a celebração dos 50 anos do 25 de Abril em Portugal”, frisa a associação, acrescentando que “este marco histórico da nossa Democracia serve como um momento de reflexão sobre os avanços dos Direitos Humanos LGBTI+ em Portugal e sobre os desafios ainda por superar”.
A conferência vai reunir os 150 membros da associação a nível europeu e é de “vital importância” pois, além de criar momentos de partilha, “networking e aprendizagem”, a AGM vai também receber organizadores de Prides oriundos de “localidades onde as comunidades LGBTI+ continuam a enfrentar perseguição e ameaças”.
A AGM da EPOA antecede a EuroPride 2025, que decorrerá em Lisboa.