Agência palestiniana de notícias alvo de ciberataque

WAFA diz que ataque está a causar “constrangimentos na publicação de notícias” no seu website.
NomadSoul/Envato Elements
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 8 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

O site da agência de notícias palestiniana WAFA está a ser alvo de um ataque informático esta quarta-feira.

Segundo uma nota publicada no seu site, a agência diz que o ataque está a causar “constrangimento na publicação de notícias no site” e que “tem como alvo a edição em árabe”. O acesso às outras edições regista também alguma lentidão

Apesar de não referir a origem do ciberataque, a agência considera que o episódio faz parte duma estratégia concertada: “Insere-se no quatro da luta contra os meios de comunicação palestinianos e do silenciamento de plataformas verdadeiras que divulgam o sofrimento e a firmeza do povo palestiniano, especialmente à luz da agressão da ocupação israelita em curso desde 07 de outubro”, frisa a nota.

A WAFA é uma agência de notícias criada em 1972. Dependente do Organização da Libertação da Palestina, foi criada para “fazer face à propaganda israelita dominante na altura e de servir d eplataforma independente para noticiar os acontecimentos da perspetiva oficial palestiniana”.

No dia 07 de outubro de 2023, o grupo palestiano Hamas lançou um ataque surpresa contra Israel, resultando na morte de centenas de israelitas. Israel respondeu com bombardeamentos contra “alvos do Hamas” na Faixa de Gaza. Ambos os lados já registaram centenas de mortos.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Estudo identifica riscos da contaminação simultânea de nanoplásticos e metais para bom funcionamento dos ecossistemas de água doce

Artigo seguinte

EPOA reúne no Porto em 2024

Há muito mais para ler...