“Ice Merchants” é o filme português mais premiado de sempre

Película de João Gonzalez já arrecadou mais de 100 distinções.
Agência
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 10 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

O filme português “Ice Merchants” já arrecadou mais de 100 prémios e distinções em vários festivais de cinema, informou a Agência de Curta Metragem.

A curta de João Gonzalez junta assim mais um marco no percurso, depois de ter sido nomeado para os OSCAR, a primeira nomeação de um filme português para conquistar a estatueta dourada. “Foi o primeiro filme de animação português a ser premiado em Cannes; foi um dos 5 nomeados para os Prémios do Cinema Europeu; e venceu o prémio de melhor curta-metragem na 50.ª edição dos Annie Awards”, precisa a Agência. Ao todo, em perto de 270 seleções, conseguiu 102 prémios, sendo o último dos quais o Prémio de Melhor Animação” no festival de cinema SiciliAmbiente, em Itália, no passado mês de junho

Além disso, é o terceiro filme português mais visto em sala durante este ano e é “um dos filmes portugueses do ano mais vistos em todo o mundo, tendo em conta as apresentações em festivais, mas também as exibições nas 350 salas de cinema nos Estados Unidos e Canadá, sem contar com outros países, nas semanas que antecederam a cerimónia dos Óscares” e a sua disponibilização em plataformas de streaming.

“Ice Merchants” está ainda competição em diversos festivais internacionais no Canadá, Chipre, França, Índia e Itália, entre outros.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Guimarães: há cinema e música nos Banhos Velhos

Artigo seguinte

"Um Homem Chamado Otto" estreia no TVCine

Há muito mais para ler...