JMJ 2023 traz Festival da Juventude com mais de 500 eventos espalhados por três cidades

Ações são de entrada gratuita.
Elsa Vitorino/JMJ Lisboa 2023
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 11 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

São dezenas de propostas culturais, artísticas, religiosas e desportivas que vão estar incluídas no Festival da Juventude. A iniciativa, que está inserida nas Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ 2023), conta mais de 500 eventos divididos por dezenas de espaços em Lisboa, Loures e Cascais.

Em entrevista à agência cristã de notícias Ecclesia, a diretora da do festival Cláudia Lourenço considera que todos os eventos mostram a expressão “artística, cultural, religiosa e desportiva” dos participantes: “Todas as áreas e eventos são apresentados por peregrinos do mundo inteiro e vão mostrar os seus talentos e a sua expressão artística”, frisa.

A inclusão dos intervenientes no festival foi feita através de um processo de seleção, sendo que a música é a arte com maior expressão no programa, com mais de 290 concertos espalhados por nove palcos. Além de concertos, o festival também terá uma parte desportiva, em que serão promovidos torneios de voleibol na praia de Carcavelos, uma ação que nunca aconteceu numa JMJ e que reunirá 320 participantes, e de futebol na Cidade Universitária com 380 participantes. A iniciativa inclui também exposições, conferências e exibição de filmes no cinema São Jorge, além de eventos religiosos animados por grupos estrangeiros e que vão decorrer em mais de 20 igrejas da cidade.

Apesar do programa “diverso”, Lourenço reforça que as propostas do festival têm como objetivo promover a “partilha da experiência cristã dos jovens de todo o mundo e da criatividade e generosidade que essa experiência gera. Vai ser uma festa universal, multicultural”, acredita.

Todas as atividades do programa são de entrada gratuita, seja ou não participante nas Jornadas. Todo o programa pode ser consultado no site e na aplicação móvel do evento.

As JMJ 2023 decorrem entre 01 e 06 de agosto em Lisboa.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

ELEVEN Portugal migra para plataforma DAZN

Artigo seguinte

Museu FC Porto divulga programa para agosto

Há muito mais para ler...