A versão provisória da tradução para português da Segunda Carta aos Tessalonicenses já foi disponibilizada na página de internet da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP). O texto, que faz parte do Novo Testamento, foi disponibilizado esta semana.
Desde 2021 que está a ser lançada uma nova tradução da Bíblia, através dos sites da CEP e da agência cristã de notícias Ecclesia, sendo lançado um livro por mês. Os leitores poderão contribuir para melhorar a compreensão do texto através de email. Aquando do lançamento do primeiro livro, o coordenador da Comissão da Tradução Bíblia Padre Mário de Sousa dizia que o desafio estava em manter a fidelidade às línguas originais e, ao mesmo tempo, ser “compreensível para os leitores de hoje”.
Texto aborda “última vinda de Jesus”
Tal como outros livros da Bíblia, a autoria do texto incluído no Novo Testamento ainda está em debate: “A atribuição a Paulo da segunda Carta aos Tessalonicenses tem sido objeto de discussão, sem conclusões definitivas”, refere a Comissão Coordenadora da Tradução da Bíblia da CEP numa nota citada pela agência Ecclesia, acrescentando que o texto pode fazer referência a acontecimentos posteriores à morte do apóstolo. Além disso, há “semelhanças entre as duas cartas dirigidas aos Tessalonicenses”: “A última vinda de Jesus continua a ser o tema de fundo, embora, em relação à forma, o autor seja menos descritivo“, frisa a nota.
Esta menor descrição deverá ser, segundo os tradutores, devido ao tom adotado: se, por um lado, na Primeira Carta, havia a ideia de que a vinda de Cristo estaria “para breve”, na Segunda, o tom não é tão “iminente” e o problema centra-se agora “no facto de alguns membros da comunidade terem deixado de trabalhar, atitude que Paulo recrimina”. “Os ouvintes ter-se-iam convencido de que a parusia1Crença no regresso de Jesus Cristo no final dos tempos estava muito próxima e abandonado as suas ocupações, pelo que o apóstolo sente a necessidade de corrigir uma tal interpretação das suas palavras”.
A versão provisória está disponível no site da CEP, sendo que podem ser enviados contributos através do email.
A Segunda Carta (ou Epístola) aos Tessalonicenses é um dos vente e sete livros do Novo Testamento.