Tondela recebe exposição sobre repórter fotográfico Joshua Benoliel

Exposição estará patente até ao dia 28 de junho na Biblioteca Municipal.
Site Município de Tondela
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Chamam-lhe o pioneiro da reportagem fotográfica em Portugal e, agora, o Museu da Assembleia da República criou uma mostra sobre as imagens de Joshua Benoliel.

São mais de cinquenta fotografias do fotógrafo que estão incluídas num conjunto de painéis expostas na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, em Tondela. Estas fotografias de Benoliel relatam os mais “importantes acontecimentos nacionais”: “O pioneiro da reportagem fotográfica em Portugal acompanhou todos os grandes acontecimentos da sua época, desde as cerimónias dos últimos anos da Monarquia Constitucional à implementação da República, passando pelas diversas revoltas ao longo da 1.ª República à Grande Guerra de 1914 a 1918”, acrescenta a autarquia tondelense. Ao todo, Joshua Benoliel produziu mais de 60 mil clichés (negativos de fotografias) e que foram divulgados em publicações como o jornal O Século ou a revista Ilustração Portugueza.

Durante a inauguração da exposição, que aconteceu na passada sexta-feira, João Carlos Figueiredo, vice-presidente da autarquia e vereador com o pelouro da Educação e Cultura, considerou que a mostra é “um excelente momento para reavivarmos o espírito de participação cívica e a história do nosso país”.

A exposição estará patente até ao dia 28 de junho, podendo ser visita de segunda a sexta, das 09h às 18h, e ao sábado, das 09h30 às 12h30 e das 14h às 18h.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Airplay40 Rewind (03/06/2023)

Artigo seguinte

"East New York" estreia na FOX

Há muito mais para ler...