Tondela recria processo de cozedura da louça de Molelos

Iniciativa conta também com um programa cultural.
Município de Tondela
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

O processo artesanal de cozedura da louça preta de Molelos vai ser recriado em mais uma edição da Soenga. O evento ocorre no Parque das Raposeiras nos dias 20 e 21 de maio.

A iniciativa começou em 2017, sendo que foi suspensa durante a pandemia de COVID-19: “No terceiro fim de semana deste mês de maio, o processo de cozedura que dá origem ao barro negro volta a ser recriado, sendo acompanhado por um programa cultural”, refere a autarquia, acrescentando que o evento é algo “único no país”, permitindo “durante dois dias e pelas mãos dos experientes oleiros de Molelos, acompanhar de perto um dos mais antigos métodos de cozedura de cerâmica”.

Além de todo o processo de cozedura, que arranca no sábado às 18h e que só termina no dia seguinte à mesma hora com a desenforma, o programa conta com ateliês de cerâmica, concertos e ainda o seminário “O Património Imaterial como Estratégia de Desenvolvimento e Coesão Territorial”.

O barro preto de Molelos é considerado um produto típico da freguesia de Molelos, do concelho de Tondela. Atualmente, com uma candidatura “bem adiantada” ao Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, ainda existem sete oleiros em atividade, dos quais duas são mulheres. Nos últimos anos, a louça preta de Molelos tem atraído novos oleiros. A Soenga é, assim, o processo de cozedura do barro: “A louça é colocada numa cova pouco funda cavada no solo”, que, depois, é coberta com lenha de pinheiro e “tapada com torrões de terra”, sendo ateado fogo. A cor negra explica-se pelo tipo de cozedura, em que a louça é abafada com terra na fase final da cozedura. A ausência de oxigénio, assim como outros processos químicos e físicos, faz com que as peças se tornem completamente negras e parcialmente impermeabilizadas. Em 2021, a marca “Louça Preta de Molelos” passou a fazer parte duma lista de produtos certificados em Portugal continental.

O evento começa às 15h.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

"Cry Macho - A Redenção" estreia no TVCine

Artigo seguinte

TVI e Judite de Sousa chegam a acordo

Há muito mais para ler...