Observador aposta em novo podcast narrativo

“Piratinha do Ar” conta com narração de Margarida Vila-Nova e música de David Fonseca.
Observador
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Um jovem de 16 anos desvia um voo regional e exige dez milhões de dólares em troca dos 82 passageiros a bordo. Pode parecer o ponto de partida de um filme de Hollywood, mas aconteceu mesmo a bordo de um voo da TAP em 1980 e será o tema do próximo podcast narrativo do jornal digital Observador: “Piratinha do Ar” estreia a 23 de maio.

Inserido no projeto “Podcast Plus”, “Piratinha do Ar” narra a história de Rui Rodrigues, um adolescente de 16 anos que desvia um voo da TAP, armado apenas com “uma pistola que alguém tinha em tempos abandonado no táxi do pai, faltou ao liceu e embarcou no voo noturno de Lisboa para Faro. Depois, já a sobrevoar o Algarve, cumpriu o resto do plano que tinha magicado ao longo de meses: invadiu o cockpit, que em plena era dourada da pirataria aérea nem fechadura tinha, e obrigou o Boeing 727 da TAP a ser desviado para Madrid, com outros 82 passageiros a bordo”, descreve a sinopse do jornal digital.

Descrito pela imprensa na época como um “bom aluno e filho exemplar, fã de óvnis, que nunca tinha passado uma única noite fora de casa”, Rodrigues ganhava a alcunha que ficaria na memória: “Piratinha do ar”. O podcast faz, assim, uma viagem à década de 80, entrevistando os intervenientes e mostrando os arquivos de imprensa da época e próprio processo judicial.

O guião e as entrevistas foram conduzidos pelo jornalista do Observador Miguel Cordeiro, sendo que o podcast será narrado pela atriz Margarida Vila-Nova. David Fonseca é o autor da banda sonora original criada especificamente para o podcast.

Depois de “O Sargento na Cela 7” que, segundo os números do jornal, “já foi ouvido mais de meio milhão de vezes”, “Piratinha do Ar” é a nova adição ao “Podcast Plus”, um projeto de podcasts narrativos e que reforça o foco do jornal digital e rádio neste segmento, estando previsto o lançamento de cinco séries áudio até ao final de 2023.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Os rituais da felicidade

Artigo seguinte

Eurovision Show #200 (20/05/2023)

Há muito mais para ler...