IPLeiria ainda não recuperou de ataque informático

Instituição sofreu ataque no passado dia 01 de maio
NomadSoul/Envato Elements
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Ao fim de dez dias, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) ainda não conseguiu recuperar os sistemas informáticos. A instituição foi alvo dum ataque informático no passado dia 01 de maio. As autoridades já estão a investigar.

Segundo nota o semanário local Jornal de Leiria, o sistema está a ser reposto de forma gradual, mas a instituição não tem uma previsão para que os serviços voltem a estar disponíveis. Os sistemas de e-learning, site institucional e até o email foram afetados. No dia 02 de maio, o mesmo jornal dava nota de que o ataque informático tinha deixado a instituição sem acesso à rede interna e de que o site da instituição tinha sido desligado. A 04 de maio, ao jornal Público, a instituição acrescentava que o sistema ia ficar em baixo “até que estejam reunidas condições de estabilidade e segurança”.

Até ao momento, a instituição diz desconhecer a origem do ataque ou se foram roubados dados. O Centro Nacional de Cibersegurança, a Comissão Nacional de Proteção de Dados e a Polícia Judiciária estão a investigar.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Portugal passa à final da Eurovisão

Artigo seguinte

Os 75 anos do nascimento de José Mariano Gago e o relançamento do "Manifesto para a ciência em Portugal"

Há muito mais para ler...