Canais transmitem celebrações de maio em Fátima

Estão previstos vários documentários e a estreia de uma nova série.
Slavi Kaloferov/Twenty20
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

A Peregrinação Aniversária do 13 de Maio, em Fátima, terá transmissão na televisão e na internet. Canção Nova Portugal, RTP e TVI vão transmitir as celebrações, sendo que o Santuário assegurará as transmissões na internet.

SIC estreia série no streaming, RTP Memória emite documentário

Como habitualmente, os canais de televisão dedicarão apenas espaço à transmissão das celebrações, à exceção da Canção Nova Portugal, Cinemundo, RTP Memória e SIC.

Mas comecemos pelas celebrações. No dia 12 de maio e das três estações, apenas a Canção Nova Portugal transmitirá em direto e na íntegra a Procissão das Velas em direto. Segundo a programação disponibilizada pelo canal, a emissão começará por volta das 21h. Já a RTP 1, transmitirá a cerimónia em diferido a partir das 23h45 e a TVI apenas às 02h15. Nas antenas internacionais, apenas está prevista a transmissão da Procissão das Velas na RTP Internacional a partir das 22h30.

No dia 13 de maio, RTP 1, RTP África e RTP Internacional, TVI e TVI Internacional arrancam a transmissão a partir das 10h. Já a Canção Nova Portugal começa a sua emissão a partir das 08h55. O Santuário também transmitirá as cerimónias na íntegra no site e no YouTube.

Quanto a outros conteúdos, a aposta dos vários canais é diferenciada.

O destaque principal é a estreia da nova série da OPTO, a plataforma de streaming da SIC. Com argumento de Vera Sacramento e Raquel Palermo, “Lúcia, A Guardiã do Segredo” mostra o trajeto da vidente de Fátima: “Durante a infância, foi detida, submetida a cruéis interrogatórios e cerceado do direito à propria identidade”, refere a plataforma. Com Laura Seiça, Ana Rita Rocha, Márcia Breia, Margarida Marinho, Madalena Almeida, Cláudia Vieira e Lourenço Ortigão no elenco, a série estreará na plataforma a 13 de maio.

Também a Canção Nova Portugal também dedicará um especial de programação à vidente. Dividido em duas partes, o “Especial Irmã Lúcia” será transmitido nos dias 12 e 13 de maio, a partir das 20h.

A RTP Memória também terá programação dedicada às aparições, com a transmissão do documentário “Os Eleitos de Fátima”, da autoria da jornalista Lavínia Leal. Emitido originalmente em duas partes em 2000, por altura da beatificação dos videntes Francisco e Jacinta, o documentário será agora emitido na íntegra e conta com vários especialistas que tentam explicar o fenómeno de Fátima. O documentário será transmitido no dia 12 de maio, a partir das 20h08. A RTP África e a RTP Internacional também emitirão os quatro documentários da série “4 Caminhos Para Fátima” durantes as tardes e as madrugadas ao longo dos dias que antecedem as cerimónias.

Por fim, o Cinemundo também vai transmitir um “filme-documentário”: “Fátima: o Derradeiro Mistério”, estreado em 2018 no cinema, conta com a “opinião de especialistas de topo” e vai revelar “factos ignorados”. “Esta pesquisa rigorosa é reforçada por cenas de ficção e recriações das aparições da Virgem Maria em 1917”, descreve o canal. A emissão está prevista para o dia 13 de maio, a partir das 10h05.

A Peregrinação Aniversária de maio acontece nos dias 12 e 13 de maio, em Fátima. As cerimónias serão presididas pelo secretário de Estado do Vaticano Cardeal Pietro Parolin, estando já confirmados, segundo os serviços do Santuário, mais de 70 grupos de peregrinos vindos de vários pontos do mundo.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Seixal Cultural está de regresso

Artigo seguinte

Representações e Políticas de Saúde Mental LGBTI+

Há muito mais para ler...