RTP e TV Galicia transmitem “Aqui Portugal” em simultâneo

Emissão será feita em galego e em português.
RTP/Divulgação
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Vão ser cinco horas de emissão em direto de Barcelos: a RTP e a Televisión de Galicia (TV Galicia) vão transmitir em simultâneo o programa “Aqui Portugal”.

Com transmissão em direto na RTP 1, RTP Internacional, TV Galicia, TV Galicia Europa e TV Galicia America, o programa das tardes de fim de semana da estação pública portuguesa vai ocupar a manhã e a tarde do dia 01 de maio, estando mesmo incluído no programa da Festa das Cruzes, as festividades da cidade minhota: “Além de seguir todas as atividades e a animação da Festa das Cruzes, incluindo a famosa Batalha das Flores, uma das sua maiores atrações, os espetadores conhecerão a lenda do galo de Barcelos, que está relacionada com o Caminho Português de Santiago de Compostela“, garante a estação pública galega em nota de imprensa. , acrescentando que a emissão terá “reportagens sobre as atrações turísticas do concelho, a tradicional olaria, os trajes típicos desta região do Baixo Minho e a importância de Barcelos para os peregrinos do Caminho de Santiago”. A emissão terá músicos galegos e portugueses: da Galiza, atuarão Pili Pampín e Ortiga, Roi Casal e a orquestra Olympus; de Portugal, estarão Ciganos D’Ouro, Função Públika, Mónica Sintra, Rebeca, Siga a Farra e Yvettte Band, além do Grupo Folclórico de Barcelinhos.

O programa de cinco horas será emitido nas duas línguas, galego e português e contará com Joana Teles, José Carlos Malato e José Manuel Monteiro por parte da RTP e Alba Mancebo, Marcial Mouzo e Roberto Vilar por parte da TV Galicia.

Atualmente, a RTP e a TV Galicia mantêm uma cooperação na produção de conteúdos e projetos institucionais. Séries como “Auga Seca”, “Vidago Palace” ou “Motel Valkirias” surgiram através desta parceria, assim como outros projetos como é o caso da transmissão do Festival RTP da Canção em anos recentes nos canais galegos. Esta não é a primeira vez que o programa terá emissão conjunta dos dois lados da Fronteira, tendo já sido realizadas edições especiais a partir de Santiago de Compostela, Sanxenxo, Ourense ou Porto: “O programa, desenhado para estreitar laços entre as culturas galega e portuguesa, conta com uma grande mobilização de meios técnicos e profissionais e é feito para uma audiência potencial de mais de 13 milhões de espetadores“, frisa.

A emissão a partir de Barcelos terá início a partir das 10h.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Porque é que empresas de tecnologia não podem ignorar mais o seu papel na formação da política e da sociedade

Artigo seguinte

Festival Tondela Rocks está de regresso

Há muito mais para ler...