Queixas contra operadoras aumentam 47%

Janeiro foi o mês em que se registaram mais queixas contra as três telefónicas.
OlgaSmolina
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MEO, NOS Portugal e Vodafone Portugal viram o número de reclamações aumentar só no primeiro trimestre de 2023. A análise partiu do Portal da Queixa que analisou o número de reclamações colocadas na plataforma.

O total das queixas registado no primeiro de trimestre de 2023 corresponde a um aumento de 47%, se comparado com o mesmo período do ano passado. Só nos primeiros três meses do ano, foram registadas 3206 reclamações no portal, com o aumento do preço das mensalidades dos serviços devido à inflação a gerarem 46% do total das queixas: “Segundo aferiu a análise, as reclamações dos consumidores dirigidas às operadoras de telecomunicações, motivadas pela subida de preço, registaram um crescimento na ordem dos 108% no primeiro trimestre (1478), face ao mesmo período de 2022 (710)”, acrescenta o Portal da Queixa A cobrança indevida por parte das operadoras (18%), problemas com o cancelamento dos serviços (10%) e mau funcionamento (10%) foram outros assuntos que mereceram uma reclamação escrita.

Janeiro foi o mês onde se registaram mais queixas (1219), numa “altura em que as duas operadoras (MEO e NOS Portugal) se preparavam para o aumento dos tarifários a aplicar em fevereiro”. A Vodafone Portugal só fez atualizações em março, quando se registaram 967 queixas. Analisando as reclamações, é possível concluir que os consumidores que reclamaram no portal mostraram estar a ponderar a rescisão contratual e trocar de operadora de comunicações (49% das queixas). No entanto, cerca de 37% alega incumprimento contratual por parte da operadora, pois existe ainda uma fidelização a decorrer.

Contudo, a informação enviada à imprensa não refere a NOWO, apesar de, no índice de satisfação do portal, a operadora estar no terceiro lugar do ranking da categoria “Operadoras de TV, Net e Telefone” à frente da Vodafone Portugal.

Portal da Queixa é uma plataforma de comunicação entre marcas e consumidores, recebendo cerca de nove mil reclamações por mês e mais de 1.8 milhões de consumidores mensais. Em 2022, o setor das comunicações foi alvo de mais de 9 mil reclamações no site.

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