O blogue cultural o largo. lançou uma ação para chamar a atenção para a problemática da desinformação e das notícias falsas. Coincidindo com o Dia das Mentiras, dia 01 de abril, a iniciativa “Fake News não são uma mentirinha” quer mostrar as implicações da desinformação para a sociedade.
“É uma iniciativa simples sobre um tema que está na ordem do dia, principalmente devido à utilização cada vez mais banal da inteligência artificial”, refere o responsável d’o largo. Bruno Micael Fernandes, acrescentando que as “fake news” são “um problema real que está a afetar democracias”.
A iniciativa arrancou às 09h30 com a publicação de uma notícia falsa na página d’o largo. na rede social Facebook com todas as características típicas de conteúdos associados à desinformação. A imagem partilhada tem, no entanto, uma pequena referência de que, aquele conteúdo é algo relacionado com o dia 01 de abril. O link partilhado direciona o leitor para a página da iniciativa em https://olargo.pt/fakenews, onde pode encontrar notícias sobre desinformação em Portugal, assim como algumas dicas sobre como se proteger perante o problema.
“É uma pequena contribuição para um problema gigante, que precisa de ser combatido”, finaliza o responsável.