Correio eletrónico: cuidados a ter

Há boas práticas no uso do email e que melhoram a segurança.
Solen Feyissa/Unsplash
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Já ninguém passa sem o uso do correio eletrónico (email). Facilidade de utilização, velocidade de transmissão, facilidade de integração e fornecimento de contas gratuitas, fazem o seu sucesso. Este não escapa, porém, a tentativas menos bem-intencionadas por parte de alguns internautas. Existem, no entanto, algumas boas práticas para o seu uso que melhoram a sua segurança.

Evite a utilização da sua conta de email empresarial para uso pessoal. Crie uma ou até mais contas pessoais num dos serviços gratuitos para o efeito tal como o Gmail ou Yahoo. Sugerimos a criação de duas, uma para tratamento de assuntos pessoais ou para registos em sites importantes, outra para registo em sites de menor relevância. Além de permitir maior privacidade, garantirá alguma salvaguarda na divulgação das suas contas mais restritas, protegendo-se dos spammers.

Escolha uma palavra-passe (password) forte e distinta para cada conta. Evite como password datas, nome dos filhos ou do cão, (passwords fáceis de deduzir). Use letras minúsculas e maiúsculas, números e carateres especiais na sua criação e um mínimo de 8 carateres.

Caso o seu antivírus o permita, configure-o para efetuar a análise ao email em tempo real.

Não permita que o seu cliente de email guarde a sua password, sobretudo no caso do dispositivo de acesso ser partilhado por mais pessoas.

Nunca abra anexos que provenham de remetentes desconhecidos salvaguardando-se assim de possíveis vírus. Caso receba alguma mensagem com anexo de um seu conhecido, mas cujo conteúdo lhe pareça suspeito (uma mensagem em inglês de alguém que lhe escreve sempre em português, por exemplo), antes de abrir valide com o remetente se a mensagem é fidedigna.

Desconfie de mensagens com links no seu interior, nunca clique sobre algum sem antes passar o cursor do rato sobre ele verificando no canto inferior esquerdo do seu browser se o link corresponde de facto ao site a que deve corresponder (faça-o cuidadosamente e tenha em atenção que um endereço do tipo www.empresa.xpto.com NÃO pertence à EMPRESA, mas sim ao site da entidade XPTO). Nunca responda a mensagens de SPAM, nem clique em links do seu conteúdo. Ao fazê-lo, está a confirmar que o seu email é valido.

Caso lhe sejam solicitados dados pessoais ou credenciais de acesso, valide sempre com o remetente, por outra via, se a mensagem enviada é verdadeira. E evite enviar passwords por email.

Este texto é publicado n’o largo. no âmbito do projeto “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa“, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Investigação explora a invisibilidade do ativismo bissexual

Artigo seguinte

A guerra da Índia contra um documentário da BBC sobre Modi

Há muito mais para ler...