Município de Vouzela

Vouzela inaugura Centro Interpretativo TEAR

Nova estrutura reaproveita antiga escola de Sacorelhe
1 Partilhas
1
0
0

O TEAR (Centro Interpretativo do Linho e do Burel da Serra do Caramulo) já foi oficialmente inaugurado. A nova estrutura museológica abriu ao público no passado sábado, dia 07, no aglomerado de Sacorelhe, em Ventosa, Vouzela.

Segundo uma nota enviada às redações, este projeto serve para “perpetuar a memória de uma atividade outrora muito importante para a serra do Caramulo”: “Esta é mais uma oferta turística temática do nosso território e que vem complementar o trabalho que temos vindo a fazer nos últimos anos”, referiu o autarca vouzelense Rui Ladeira.

O espaço ocupa a antiga escola primária de Sacorelhe e conta com um auditório e duas salas dedicadas ao linho e ao burel, que mostram a “história, o processo de fabrico, peças e instrumentos relacionados com a produção do linho”, assim como um destaque especial para a capucha caramulana.

O TEAR representa um investimento de mais de perto de cinquenta mil euros, com comparticipação de 80% vindos de fundos do Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

1 Partilhas