Prova do Vinho Novo de Cabeção regressa com Rotas pelas Adegas da Vila

Gastronomia regional alentejana também estará representada no evento.
Prova do Vinho Novo de Cabeção regressa com Rotas pelas Adegas da Vila
Município de Mora
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Os Vinhos de Talha Alentejanos vão ser postos à prova em Cabeção, concelho de Mora.

O evento regressa no último fim de semana de janeiro, 27 e 28, com a tradicional Prova do Vinho Novo e a novidade “Rotas pelas Adegas da Vila”.

O primeiro Concurso de vinhos de Talha de Cabeção assinala o arranque, às 16h do dia 27, da XXVI Prova do Vinho Novo. Pela primeira vez, os produtores de vinho de talha de Cabeção vão propor a concursos os seus néctares. “Neste concurso, serão eleitos os melhores vinhos brancos e tintos do Município, com a ajuda de um júri convidado para avaliar os vinhos participantes”, informa a organização numa nota enviada à imprensa.

A entrega de prémios do concurso de vinhos decorrerá às 21h30, seguida de um espetáculo de Cante Alentejano.

A edição de 2023 da Prova do Vinho Novo de Cabeção inclui na programação as Rotas pelas Adegas da Vila, “uma excelente oportunidade para conhecer o processo de produção do Vinho de Talha e os produtores, que todos os anos preservam as técnicas milenares das talhas que contam mais de dois mil anos de história”, realça a organização. A visita às Adegas será feita em grupos de quinze pessoas, acompanhados por um guia. Os participantes recebem um kit de boas-vindas com o copo oficial da prova, além de terem a oportunidade de visitar até quatro adegas e provar os vinhos e algumas iguarias da gastronomia regional. As inscrições estão disponíveis através de formulário próprio.

A Prova do Vinho Novo, prolonga-se pela tarde de sábado no pavilhão desportivo de Cabeção, que vai estar de portas abertas com a prova de vinhos entre as 14h e as 18h e onde vão estar presentes os produtores de vinho da talha. A gastronomia regional também estará representada com tasquinhas dinamizadas pelas associações do Concelho.

A entrada no evento é gratuita, com possibilidade de adquirir o copo oficial da prova (no valor de cinco euros) para provar gratuitamente os vinhos expostos para degustação.

Total
0
Shares
Artigo anterior
Utilizar a banca online

Utilizar a banca online

Artigo seguinte
Comunicação eficaz do Governo pode vencer teorias da conspiração e promover aceitação de vacinas

Comunicação eficaz do Governo pode vencer teorias da conspiração e promover aceitação de vacinas

Há muito mais para ler...