Os Vinhos de Talha Alentejanos vão ser postos à prova em Cabeção, concelho de Mora.
O evento regressa no último fim de semana de janeiro, 27 e 28, com a tradicional Prova do Vinho Novo e a novidade “Rotas pelas Adegas da Vila”.
O primeiro Concurso de vinhos de Talha de Cabeção assinala o arranque, às 16h do dia 27, da XXVI Prova do Vinho Novo. Pela primeira vez, os produtores de vinho de talha de Cabeção vão propor a concursos os seus néctares. “Neste concurso, serão eleitos os melhores vinhos brancos e tintos do Município, com a ajuda de um júri convidado para avaliar os vinhos participantes”, informa a organização numa nota enviada à imprensa.
A entrega de prémios do concurso de vinhos decorrerá às 21h30, seguida de um espetáculo de Cante Alentejano.
A edição de 2023 da Prova do Vinho Novo de Cabeção inclui na programação as Rotas pelas Adegas da Vila, “uma excelente oportunidade para conhecer o processo de produção do Vinho de Talha e os produtores, que todos os anos preservam as técnicas milenares das talhas que contam mais de dois mil anos de história”, realça a organização. A visita às Adegas será feita em grupos de quinze pessoas, acompanhados por um guia. Os participantes recebem um kit de boas-vindas com o copo oficial da prova, além de terem a oportunidade de visitar até quatro adegas e provar os vinhos e algumas iguarias da gastronomia regional. As inscrições estão disponíveis através de formulário próprio.
A Prova do Vinho Novo, prolonga-se pela tarde de sábado no pavilhão desportivo de Cabeção, que vai estar de portas abertas com a prova de vinhos entre as 14h e as 18h e onde vão estar presentes os produtores de vinho da talha. A gastronomia regional também estará representada com tasquinhas dinamizadas pelas associações do Concelho.
A entrada no evento é gratuita, com possibilidade de adquirir o copo oficial da prova (no valor de cinco euros) para provar gratuitamente os vinhos expostos para degustação.