Espalha-Factos (CC BY-NC-SA 3.0)

Site Espalha-Factos encerra no fim do ano

Projeto editorial termina ao fim de dezassete anos.
2 Partilhas
2
0
0

O site dedicado à cultura e entretenimento Espalha-Factos (EF) vai encerrar a sua atividade como órgão de comunicação social a 31 de dezembro. A informação foi dada pelo fundador Pedro Miguel Coelho num comunicado publicado esta quarta-feira.

A decisão foi tomada em reunião geral de equipa esta terça-feira e prende-se com motivos pessoais dos vários membros: “Em 2022, como consequência de muitas mudanças nas vidas das pessoas que têm feito este projeto editorial andar para a frente, sempre de forma voluntária e sem remuneração associada, sentimos que já não estávamos na nossa melhor forma e entendemos que, pelo compromisso que temos com os nossos leitores e com a história que construímos juntos, devíamos fechar este capítulo com alegria, mantendo as nossas qualidades e a nossa energia até ao último minuto”.

Mantendo-se ativo até ao final do ano, Coelho reforça que o projeto editorial sempre se pautou pelo “empenho, rigor e profissionalismo” ao longo de dezassete anos, lembrando que as equipas foram sempre de jovens “a dar os primeiros passos no jornalismo”: “Ao longo de quase duas décadas, chegámos perto do milhar de autores que por aqui assinaram tanto e tanto trabalho. Pelo caminho, fomos lidos, vistos e ouvidos por milhões de pessoas, todos os que, pelo mundo inteiro, eram capazes de perceber português”, recorda.

O Espalha-Factos começou em 2005 como um programa na Rádio Boa Nova, de Oliveira do Hospital. Em 2009, é lançado como blogue, mantendo uma publicação regular de conteúdos áudio até 2013. Em 2020, o EF ganha uma nova estrutura e foca-se nas temáticas de televisão e cinema. Ainda em 2020, regressa às origens, lançando o seu primeiro podcast dedicado ao Festival RTP da Canção.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

2 Partilhas
Há mais para ler...