Seleção portuguesa de futebol analisada nos meios digitais

É o primeiro relatório de uma série que será produzida sobre as grandes competições de futebol.
Seleção portuguesa de futebol analisada nos meios digitais
Hossein Zohrevand/Tasnim News Agency (CC BY 4.0)
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

“Portugal no Mundial de Futebol 2022 – Análise ao Universo Digital” é o título de um relatório elaborado por três investigadores da Universidade da Beira Interior (UBI), que coloca a Seleção Nacional como a sexta com maior número de seguidores no Facebook, entre as 32 equipas que competem na prova a decorrer no Catar. Considerando o número de seguidores e a população do país, a equipa da Federação Portuguesa de Futebol está mesmo em primeiro lugar.

Da autoria dos investigadores João Canavilhas, Daniel Baldaia e Branco Di Fátima, da unidade I&D Labcom – Comunicação & Artes, o relatório teve o apoio da Federação Portuguesa de Futebol, através da Portugal Football School. O trabalho analisa o impacto do Campeonato do Mundo de futebol nos meios digitais, nomeadamente nas principais redes sociais onde circulam as publicações dos produtores de conteúdos profissionais (jornalistas ou gestores de comunicação institucional) e do público e terá uma nova versão no final da competição.

O relatório, que está disponível para download gratuito na página do Labcom, está centrado sobretudo no Facebook, analisando as equipas nacionais que integravam o Grupo H da primeira fase da competição (no qual competiu a formação portuguesa), a Seleção de Portugal e os seus jogadores.

Além da expressão das seleções no Facebook, o estudo dá conta do volume de publicações (aqui ganha o Uruguai, com Portugal em 16.º); o número de interações p0r seleção (Inglaterra no 1.º lugar, com Portugal em 5.º); tipos de reações; total de reações de todas as equipas (ascendem a perto de 81 milhões); e publicações com mais interações do público (1.º lugar para a Inglaterra e Portugal em 2.º, com o vídeo do discurso feito por Ronaldo no balneário após a vitória de Portugal no Euro 2016).

Na análise do Grupo H, as conclusões apontam para um forte interesse suscitado pela Seleção “Lusa”, tendo sido pesquisada em quase todo o mundo, exceto os países de origem das outras seleções do grupo.

Na secção referente a Portugal, são consideradas as 1.091 publicações dos últimos meses da Seleção de Portugal, que refletem o trabalho da equipa realizado no último ano, tendo os termos mais utilizados sido expressões como “vamoscomtudo”, “teamportugal”, “Portugal”, “euro” e “vesteabandeira”.

É ainda analisada a presença nas redes dos 26 convocados. Cristiano Ronaldo, a principal figura da equipa, é o recordista, com 154 milhões se seguidores no facebook, 495 milhões no Instagram e 104 milhões no Twitter. O relatório dá conta ainda das páginas seguidas por cada jogador no Facebook.

Este relatório é o primeiro de uma série que o Labcom passará a produzir sobre as grandes competições de futebol.

Este texto é publicado n’o largo. no âmbito do projeto “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa“, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa

Total
0
Partilhas
Artigo anterior
Nova temporada de “Harlem” já tem data  de estreia

Nova temporada de "Harlem" já tem data de estreia

Artigo seguinte
Mau tempo causa impactos pontuais nas telecomunicações

Mau tempo causa impactos pontuais nas telecomunicações

Há muito mais para ler...