INEM alvo de ataque informático

Não existe informação de que os dados tenham sido comprometidos.
Pedro Ribeiro Simões (CC BY 2.0)
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 1 ano, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) foi alvo de um ciberataque esta quinta-feira. A informação foi avançada pela própria instituição num curto comunicado nas redes sociais.

A autoridade de emergência médica indica que o ataque não causou “qualquer impacto nos sistemas críticos do INEM nem na atividade de emergência médica pré-hospitalar” e que foram “ativados os protocolos de segurança previstos para esta situação e implementadas as medidas de resposta necessárias”.

Até ao momento, “não existe evidência” de que quaisquer dados tenham sido comprometidos. O Centro Nacional de Cibersegurança e a Polícia Judiciária já foram notificados.

Tuíte do INEM (@INEMtwitting)

Este é mais um ataque informático que se regista em Portugal. Recorde-se que, no início do ano, o grupo Impresa sofreu um ataque informático de larga escala, cujos efeitos ainda se sentem. Seguiu-se o ataque à Vodafone Portugal, que colocou vários serviços da operadora indisponíveis para milhares de clientes. Sonae MC, TAP Portugal, Newsplex, Agência Lusa, várias câmaras municipais, hospitais públicos, ministérios como o dos Negócios Estrangeiros, serviços essenciais como a Eletricidade dos Açores e até o site do Partido Comunista Português foram alguns dos casos mais mediáticos.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

TVI Player chega à Amazon Fire TV

Artigo seguinte

Mulheres em Tecnologia vs. Mulheres STEM em Tecnologia?

Há muito mais para ler...