O site da Amnistia Internacional Portugal (AIPortugal) está indisponível desde a tarde desta terça-feira devido a um ataque informático. A notícia foi avançada pela CNN Portugal.
O site está fora desde , pelo menos, as 17h30 e continua indisponível à hora da publicação deste artigo.
O canal de notícias dá conta que o grupo de hackers que atacou o site da AIPortugal é o mesmo que tem atacado as plataformas digitais do Partido Comunista Português (PCP) e cita um documento onde o grupo diz que o ataque é uma resposta ao relatório que a organização divulgou sobre violações de direitos humanos cometidas por soldados ucranianos. O grupo acusa a Amnistia Internacional de ter colocado em “pé de igualdade a vítima e o criminoso” e dizem-se prontos para “neutralizar a AI no ciberespaço”.
Em reação à CNN Portugal, a AIPortugal lamenta o caso e vinca que que a sua posição é contra a guerra: “Há relatórios feitos antes, cerca de nove, em que se denunciavam crimes de guerra e abusos russos. A diferença é de nove para um”, frisa. Entretanto, a organização atualizou o relatório, dando contexto e mais informações adicionais.