Ex-diretor da RTP apoia fim da transmissão dos jogos da I Liga nos canais internacionais

Daniel Deusdado considera que SPORT TV Portugal “vende a gordura do fiambre ao preço de presunto”.
Ex-diretor da RTP apoia fim da transmissão dos jogos da I Liga nos canais internacionais
RTP (CC BY-NC-SA 2.0)
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

O jornalista Daniel Deusdado considerou que a RTP deve abdicar dos direitos de transmissão dos jogos da Primeira Liga nos canais internacionais. O ex-diretor de programação da RTP 1, RTP Informação (antiga RTP 3) e da RTP Internacional considera que o valor que a SPORT TV Portugal pede para a continuação do acordo de transmissão é desvantajoso para a estação pública e que o futebol já não é tão importante para a comunidade portuguesa na diáspora.

SPORT TV Portugal “vende a gordura do fiambre ao preço de presunto” – Deusdado

A posição do jornalista vem numa crónica publicada esta semana no jornal Diário de Notícias: Deusdado considera que a missão da antena internacional não está comprometida com o fim da transmissão dos jogos. Explicando o funcionamento do mercado televisivo em relação ao desporto, Daniel Deusdado diz que a RTP Internacional e canais similares “já estão há muito inibidos de transmitir jogos da Seleção em jogos oficiais porque os direitos são vendidos país a país – e não há compatibilização possível com canais que transmitem via parabólica para continentes inteiros”. A situação também se estende a outras competições internacionais como a Liga dos Campeões ou a Liga Europa.

Além disso, o ex-diretor diz que o canal premium de desporto tem uma posição privilegiada no processo negocial: “Quando a RTP Internacional tenta comprar algum futebol nacional para a sua antena, tem no vendedor dos direitos também um concorrente”, sublinha, acrescentando que a SPORT TV Portugal escolhe o “melhor jogo” para emitir. “Nunca há um Sporting-Benfica ou um FC Porto-Benfica para os emigrantes, além de que também não pode haver nenhum jogo em casa do Benfica porque os direitos são apenas da Benfica TV”, acrescenta.

O responsável diz mesmo que o canal premium está a vender “sobras do futebol” por 1,7 milhões de euros, o equivalente a metade do orçamento da antena internacional, levando-o a concluir que o negócio interessa “apenas à SPORT TV, que vende a gordura do fiambre ao preço de presento”.

Deusdado acrescenta que a comunidade na diáspora está pouco interessada no futebol, até porque “ou já têm a SPORT TV via parabólica, ou vão ao “bar português” da zona ver o jogo grande”. A isto, soma-se que as associações portuguesas estão mais propensas a querer que o dinheiro usado para comprar os direitos de emissão dos jogos seja “aplicado em conteúdo sobre as comunidades emigrantes”.

“A RTP está a tomar a atitude certa ao abdicar desta subjugação”, conclui o jornalista.

O acordo entre a RTP e a SPORT TV Portugal para transmissão de jogos da Primeira Liga de Futebol terminou na época passada. A estação pública mantém-se em negociações com o canal premium de desporto, mas, até ao momento, ainda não há um acordo que permita a transmissão dos encontros. Recorde-se que o campeonato arrancou no início de agosto.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior
Netflix: plano com publicidade não terá funcionalidade de transferências

Netflix: plano com publicidade não terá funcionalidade de transferências

Artigo seguinte
Freguesias de Ribeira de Pena são palco do “SOMOS CULTURA”

Freguesias de Ribeira de Pena são palco do "SOMOS CULTURA"

Há muito mais para ler...