Ceyceyra Medieval

“Ceyceyra Medieval” está de volta

Evento vai para sexta edição.
0 Partilhas
0
0
0

Outubro marca o regresso da recriação histórica à aldeia de Asseiceira: a “Ceyceyra Medieval” está de volta a 01 e 02 de outubro.

Promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Asseiceira, em conjunto com a junta de freguesia local e o município de Tomar, o evento vai já na sua sexta edição e regressa após o período de pandemia de COVID-19. A organização reforça em nota enviada à comunicação social que o evento será uma reprodução fiel da época: “O casario da antiga vila e a zona envolvente da igreja prestam-se na perfeição à reconstituição, sempre atenta ao rigor histórico, dos tempos medievais em que aquele era ponto de passagem cobiçado pelos vizinhos poderosos”.

Nesta edição, o tema da feira será centrado no fortalecimento da “autonomia do lugar” por parte de D. Dinis, “numa alusão à primeira carta do rei poeta, de 1287, com a proibição de os concelhos vizinhos aplicarem quaisquer foros ou costumes a Ceyceyra”, refere a organização, acrescentando que os visitantes encontrarão “a reconstituição de um burgo medieval, cheio de vida graças ao extenso programa de animação que inclui música, dança, arruadas, animação de rua e recriações de momentos históricos, onde não faltarão as figuras da época, entre as quais os cavaleiros templários, que também chegaram a ter soberania sobre o lugar”.

Organização procura “artesãos, artífices e mercadores”

Além do programa de animação, o evento contará com “tabernas e tendas dos mercadores”. Desta forma, até 20 de agosto, os “artesãos, artífices e mercadores que pretendam estar presentes” na Ceyceyra Medieval podem-se inscrever através do email [email protected] As normas de participação e as fichas de inscrição estão disponíveis na página do evento na rede social Facebook.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

0 Partilhas
Há mais para ler...