“Pois então que se faça a feira por cinco jornadas de 12 a 15 do mês de agosto deste ano da Graça de 2022. Que sejam dias de folgar, comer e mercar! El-Rei assim o manda e ordena. O Senhor destas terras, e seus homens de confiança, acolheram de bom grado esta vontade d’El-Rei, e é desejo do povo que a festa se realize com todos os sucessos, alegria, folia e bons proveitos”.
O Município de Alcobaça e a Junta de Freguesia de Aljubarrota desafiam todos a fazerem uma viagem no tempo e “descobrir um pouco mais da nossa História, vivendo-a no local que deu o nome à Batalha ocorrida a 14 de agosto de 1385 e que afirmou a independência de Portugal”.
As ruas estreitas, que caracterizam Aljubarrota estarão vestidas a rigor para recordar os tempos medievais e assim reviver o ambiente e o quotidiano da época com as tavernas, os cortejos, torneios a pé e a cavalo, mostras de armas, acampamento, malabarismos e muita música da época.
De 12 a 15 de agosto, tudo será como dantes. Nas tavernas irão servir-se refeições medievais, onde não faltarão iguarias da época para degustar: carnes no espeto, sopas tradicionais, o afamado pão da padeira, queijos, enchidos, doces, compotas, vinhos e licores.
Foram ainda inventadas muitas formas de passar o tempo, no tempo em que o tempo ainda não tinha ponteiros de horas, minutos e segundos, com muita poesia, feiticeiras, cartomantes, banquetes, torneios e serões, procissões, casamentos e a Noite da Padeira de Aljubarrota.
A recriação da Batalha de Aljubarrota acontecerá no domingo, às 18h00. Será o momento para descobrir um pouco mais da História de Portugal, vivendo-a no local que deu o nome à batalha ocorrida há 637 anos.
“El-Rei assim o manda e ordena.
Que por honra de D. João I, louvado seja Deus Nosso Senhor. Ámen!”