Livros de ciências para as Férias

A ciência também tem lugar nesta época.
Livros de ciências para as Férias
imagesourcecurated
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 3 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

As férias são sempre um bom tempo para ler. E os livros de ciência também têm um lugar nesse tempo estival. Escolhi dez livros de ciências que saíram recentemente em português, tendo-os ordenado por alfabética do apelido do autor.

  1. CORREIA, Mário, A Grande Aventura. Gago Coutinho e Sacadura Cabral na primeira travessia aérea do Atlântico Sul, Oficina do Livro.
    Passou este ano o centenário dessa proeza da aviação que foi a travessia do Atlântico empreendida pelo piloto Sacadura Cabral e pelo navegador Gago Coutinho. Este livro de um historiador que é também aviador (e que foi conservador do Museu do Ar) descreve a aventura, fornecendo ampla iconografia.
  2. CRAWFORD, Paulo, O Universo, Do Big Bang aos Buracos Negros, Fundação Francisco Manuel dos Santos
    O cosmólogo e professor jubilado da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e um dos primeiros cosmólogos portugueses deixa, neste ensaio da Fundação, que é curto e barato, uma descrição da estrutura e da escala do Universo. São tratados temas ainda por esclarecer como a matéria escura e a energia escura, para além evidentemente dos buracos negros, sobre os quais já sabemos mais.
  3. GATES, Bill, Como prevenir a próxima pandemia, Ideias de Ler.
    O multimilionário que fundou a Microsoft e uma fundação de beneficência que tem o seu nome, depois de um livro sobre alterações climáticas (Como evitar um desastre climático?), escreveu um livro sobre o que aprendemos com a actual pandemia de COVID-19 para podermos aplicar em próximas ocasiões. Sim, o mais certo é haver novas pandeias.
  4. MANCUSO, Stefano. A Planta do Mundo. Aventuras de Plantas Pessoas, Pergaminho.
    O professor de Neurofisiologia Vegetal da Universidade de Florença é autor de uma teoria polémica sobre a sensibilidade das plantas. Que tem jeito para escrever para o grande público já se sabia de títulos como A Nação das Plantas e A Revolução das Plantas. Neste novo título, com belos desenhos do autor, entrelaça a história humana com a história das plantas.
  5. ORLANDO, Ludovico, O ADN Fóssil. Uma máquina para viajar no tempo, Guerra & Paz.
    O autor, cientista francês especialista em Paleogenética, que dirige o Centro de Antropologia e Genética de Toulouse depois de ter trabalhado na Dinamarca, conta como se conseguiu sequenciar o Homem de Neandertal e outros hominídeos, para além de toda uma variedade de seres vivos antigos, como animais e plantas domésticas. Hoje a genómica faz maravilhas para decifrar o nosso passado.
  6. PAGE, Lyman. O Pequeno Livro da Cosmologia, Gradiva.
    Um professor de Astrofísica da Universidade de Princeton, uma universidade que se tem distinguido pela produção de Prémios Nobel, especialista na detecção e análise das mais antigas imagens  do Cosmos, fornece um resumo bastante actualizado das origens de tudo.  Para quem queira saber mais e tenha pressa em saber…
  7. PRINGLE, Heather. O Delírio Nazi. Os académicos de Himmler e o Holocausto. Entre a superstição, a ciência e o terror,  Casa das Letras.
    Uma jornalista canadiana especializada em ciência faz, nesta obra de quase 600 páginas, uma descrição do que foi a pseudociência na Alemanha no tempo de Hitler. A pretensa superioridade da raça ariana levou a teorias e experiências sem qualquer base científica. Como foi possível essa tenebrosa deriva da ciência?
  8. ROVELLI, Carlo. O Abismo Vertiginoso. Um mergulho nas ideias da Física Quântica,  Objectiva.
    O professor de Física Teórica italiano que surpreendeu o mundo com Sete Breves Lições de Física e que depois continuou a estimular o nosso cérebro com livros como  Anaximandro de Mileto e E se o tempo não existisse? conta-nos aqui o que é a física quântica, a partir da história da descoberta da mecânica de matrizes pelo jovem Werner Heisenberg na ilha da Heligolândia, no norte da Alemanha.
  9. SOBRAL, David, Qual é o nosso lugar no Universo? Planeta.
    O astrofísico português que é professor na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, e que descobriu uma brilhante galáxia nos confins do Universo a que deu o nome de CR-7 (CR de Cosmos Redshift) faz aqui uma brilhante incursão na astronomia, a partir da sua já rica experiência pessoal. Revela-se aqui em livro um divulgador talentoso.
  10. TYSON, Neil deGrasse, STRAUSS, Michael A., e GOTT, J. Richard, Uma Breve Visita ao Universo, Edições 70
    O primeiro autor, grande divulgador científico norte-americano (autor de Astrofísica para gente com pressa) juntou-se a dois professores da Universidade de Princeton para darem um curso de Introdução à Astronomia. O curso deu um livro grande, do qual este é um resumo para leigos, já que não contém fórmulas. Os primeiros capítulos são mais fáceis.

E, como extra, recomendo a espantosa banda desenhada A Bomba dos argumentistas Alcante e Bollée e do desenhador Rodier, que acaba de sair na Gradiva. É a história da primeira bomba atómica como nunca se viu. Boas leituras!

Este texto é publicado n’o largo. no âmbito do projeto “Cultura, Ciência e Tecnologia na Imprensa“, promovido pela Associação Portuguesa de Imprensa

Total
0
Shares
Artigo anterior
Desenvolvimento de tecnologia para dispositivos cerebrais

Desenvolvimento de tecnologia para dispositivos cerebrais

Artigo seguinte
MEO anuncia (novamente) retirada de três canais da grelha

MEO anuncia (novamente) retirada de três canais da grelha

Há muito mais para ler...