A plataforma NewsGuard desclassificou esta quinta-feira o site da Euronews do nível verde para o vermelho, indicando que a estação falha “regras basilares do jornalismo”.
Ao longo da nota apenas acessível para os subscritores do serviço, a empresa considera que o site do canal pan-europeu de notícias não diferencia conteúdos publicitários de conteúdos editoriais e não fornece informações sobre a constituição da equipa editorial ou da administração da Euronews, desrespeitando “normas jornalísticas básicas”.
“Cobertura positiva sobre os Emirados através de conteúdo pago não identificado” – NewsGuard
A análise da NewsGuard assenta apenas na versão em inglês do site da Euronews. Apesar de frisar que os artigos publicados no site serem “tipicamente baseados em factos e com boas fontes”, a empresa norte-americana diz ter encontrado “muitos artigos e vídeos em destaque” por todo o site e que são “conteúdo pago produzido pelos jornalistas da Euronews para uma agência governamental sedeada no Dubai. Estes artigos e vídeos tipicamente promovem os Emirados Árabes Unidos (EAU) sem revelar que foram pagos“.
A NewsGuard afirma que um representante da Euronews, que pediu o anonimato, indicou que o canal produz conteúdos descritos como “programação editorial patrocinada” que “geralmente apresenta os EAU como um destino de negócios e de turismo próspero”, focando-se em assuntos como lifestyle, cultura ou empreendedorismo. Estes conteúdos são produzidos de forma separada da cobertura noticiosa, garantindo a liberdade editorial. No entanto, a NewsGuard considera que a indicação de que o tema tratado é um conteúdo pago não é clara, até porque os vídeos “só incluem as palavras “Thanks to Dubai” no fim, e são apresentados como conteúdo editorial. Não existe nenhuma identificação do envolvimento do Dubai a não ser que o vídeo seja visto na totalidade“, acrescenta a plataforma.
Outro dos problemas apontados é a falta de transparência, sendo que não está disponível a ficha técnica da estação ou uma forma de contacto direto com as equipas editoriais ou com os repórteres. Em sua defesa, a estação afirma que aquela informação “não parece ser muito útil” para os leitores.
O NewsGuard é um serviço por subscrição oferece informação sobre a confiabilidade e credibilidade de sites noticiosos e de órgãos de comunicação social. Para já apenas disponível em inglês, alemão, francês e italiano, o serviço fornece informação sobre mais de sete mil sites, sendo que as análises são feitas por uma equipa de jornalistas através de nove critérios. A Euronews é um canal pan-europeu de notícias. Lançado em 1993, o canal tem edições em nove línguas e jornalistas de trinta nacionalidades.