Site da Euronews falha “normas jornalísticas básicas”, diz NewsGuard

Publicidade não identificada é um dos motivos para alegação
Jeanne Menjoulet on Flickr (CC BY 2.0)
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

A plataforma NewsGuard desclassificou esta quinta-feira o site da Euronews do nível verde para o vermelho, indicando que a estação falha “regras basilares do jornalismo”.

Ao longo da nota apenas acessível para os subscritores do serviço, a empresa considera que o site do canal pan-europeu de notícias não diferencia conteúdos publicitários de conteúdos editoriais e não fornece informações sobre a constituição da equipa editorial ou da administração da Euronews, desrespeitando “normas jornalísticas básicas”.

“Cobertura positiva sobre os Emirados através de conteúdo pago não identificado” – NewsGuard

A análise da NewsGuard assenta apenas na versão em inglês do site da Euronews. Apesar de frisar que os artigos publicados no site serem “tipicamente baseados em factos e com boas fontes”, a empresa norte-americana diz ter encontrado “muitos artigos e vídeos em destaque” por todo o site e que são “conteúdo pago produzido pelos jornalistas da Euronews para uma agência governamental sedeada no Dubai. Estes artigos e vídeos tipicamente promovem os Emirados Árabes Unidos (EAU) sem revelar que foram pagos“.

A NewsGuard afirma que um representante da Euronews, que pediu o anonimato, indicou que o canal produz conteúdos descritos como “programação editorial patrocinada” que “geralmente apresenta os EAU como um destino de negócios e de turismo próspero”, focando-se em assuntos como lifestyle, cultura ou empreendedorismo. Estes conteúdos são produzidos de forma separada da cobertura noticiosa, garantindo a liberdade editorial. No entanto, a NewsGuard considera que a indicação de que o tema tratado é um conteúdo pago não é clara, até porque os vídeos “só incluem as palavras “Thanks to Dubai” no fim, e são apresentados como conteúdo editorial. Não existe nenhuma identificação do envolvimento do Dubai a não ser que o vídeo seja visto na totalidade“, acrescenta a plataforma.

Outro dos problemas apontados é a falta de transparência, sendo que não está disponível a ficha técnica da estação ou uma forma de contacto direto com as equipas editoriais ou com os repórteres. Em sua defesa, a estação afirma que aquela informação “não parece ser muito útil” para os leitores.

O NewsGuard é um serviço por subscrição oferece informação sobre a confiabilidade e credibilidade de sites noticiosos e de órgãos de comunicação social. Para já apenas disponível em inglês, alemão, francês e italiano, o serviço fornece informação sobre mais de sete mil sites, sendo que as análises são feitas por uma equipa de jornalistas através de nove critérios. A Euronews é um canal pan-europeu de notícias. Lançado em 1993, o canal tem edições em nove línguas e jornalistas de trinta nacionalidades.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Concerto de Manuel Cruz assinala aniversário da atividade cultural dos Banhos Velhos das Caldas das Taipas

Artigo seguinte

Opto estreia série com Ljubomir Stanisic

Há muito mais para ler...