Vila Nova de Cerveira promove conferência sobre emigração nos séculos XIX e XX

Evento contará com a inauguração de uma exposição temática no Arquivo Municipal.
Município de Vila Nova de Cerveira
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Refletir sobre o impacto da emigração dos séculos XIX e XX nas populações de Vila Nova de Cerveira é o objetivo da conferência “Olhares Sobre a Emigração Cerveirense”. Em comunicado, a autarquia sustenta que a iniciativa se deve ao “vasto histórico de emigração registado no concelho” neste período.

A conferência terá como orador Henrique Rodrigues, que irá debruçar-se sobre as “mobilidades e escritas da emigração oitocentista”, e contará com a intervenção “«Ei-los que partem» – do Brasil à Europa”, de quatro estudantes da Escola Secundária de Vila Nova de Cerveira sobre a “emigração comparativa dos cerveirenses entre os finais do século XIX e os anos 60 do século XX”.

O evento contará também com a inauguração duma exposição temática no Arquivo Municipal com “documentos da época, como passaportes individuais e coletivos, requerimentos, bilhetes de vapor e processos de emigração de vários cerveirenses, de registos fotográficos de emigrantes e das suas famílias, entre outros materiais que recordam as memórias dos emigrantes, como por exemplo máquinas fotográficas ou malas de viagem”, além de fotografias do fotógrafo francês “Gérald Bloncourt”.

A conferência acontece já a 07 de maio, a partir das 15h30. A exposição será inaugurada no mesmo dia, às 16h30, sendo que ficará patente até dia 28 de setembro, no Arquivo Municipal. A entrada é gratuita.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Investigadores da UMinho lançam podcast sobre os oceanos

Artigo seguinte

Festas & Romarias 2022

Há muito mais para ler...