Missa “Salve Regina” esgota Sé de Vila Real

Peça musica tem quarenta e cinco minutos e é descrita como “um passo muito grande na cultura transmontana”
Carlos Santos/Inquieta
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

Para comemorar o seu centenário, a diocese de Vila Real encomendou uma obra de música ao compositor Daniel Sousa. O resultado foi tornado público este sábado: “Missa Solene Salve Regina” é o título da obra em seis andamentos e que marcou também a estreia do Ensemble da Sé.

Com lotação esgotada, o concerto decorreu na Sé de Vila Real e foi descrito pelo diretor do Secretariado Diocesano de Liturgia, Música Sacra e Ministros Extraordinários da Comunhão Padre Hélder Libório como uma noite “sublime”: “Podemos considerar este concerto um passo muito grande na cultura transmontana. A arte está a acontecer em Vila Real e está ao alcance de todas as gerações“, frisou o vigário em comunicado

Com direção musical de Frederico Ferreira, a peça musical tem quarenta e cinco minutos e divide-se em seis andamentos, correspondentes aos momentos altos de uma missa: “Kyrie”, “Gloria”, “Credo”, “Sanctus”, “Benedictus” e “Agnus Dei”.

A obra foi também o mote para a primeira subida a palco dos Ensemble da Sé, um coro de oito pessoas formado a 08 de dezembro de 2021, por altura do arranque das comemorações do centenário. A corista Ana Amaral considerou que o ambiente de estreia foi “muito bom, saudável e bonito. Há muita partilha e um amor comum pela música, que nos une a todos, e nos leva a querer que valha a pena e foi isso que sucedeu”. Além dos oito membros, foram também convidados mais oito coralistas para esta atuação, visto que a peça “requer alguma massa sonora e onde o órgão sinfónico também se impõe”.

Criada em 1922 pelo papa Pio XI, a Diocese de Vila Real foi criada pelo Papa Pio XI, abrangendo o distrito de Vila Real e paróquias de dioceses vizinhas (Braga (166), Bragança (19) e Lamego (71)). Desde a sua fundação, teve sete bispos. As comemorações incluem também uma exposição fotográfica no Museu do Som e da Imagem, em Vila Real.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

"Fake News" (não engolir)

Artigo seguinte

Investigadores da UMinho lançam podcast sobre os oceanos

Há muito mais para ler...

Spelling error report

The following text will be sent to our editors: