Museu do Vidro expõe Plesiossauro de São Pedro de Moel

Fóssil de réptil marinho tem cerca de 195 milhões de anos
Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel
Divulgação
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

O Foyer do Museu do Vidro da Marinha Grande recebe no próximo sábado, 30 de abril, pelas 15h00, a “Exposição do Plesiossauro de São Pedro de Moel”. Uma mostra sobre a descoberta do mais completo e antigo fóssil de plesiossauro da Península Ibérica, encontrado junto ao Farol de São Pedro de Moel.

O Plesiossauro pertence ao início do Período Jurássico, tem cerca de 195 milhões de anos, e permitiu identificar uma nova espécie de réptil marinho contemporâneo do tempo dos dinossauros, batizada com o nome de Plesiopharos moelensis que significa “perto do farol de São Pedro de Moel”.

Estes répteis marinhos, da Era dos dinossauros, que vinham à superfície para respirar, assemelham-se morfologicamente ao mítico “monstro do Loch Ness” tendo os seus membros, braços e pernas, evoluído para barbatanas.

No âmbito desta descoberta, o Parque dos Dinossauros da Lourinhã juntamente com o Museu da Lourinhã, procedeu ao tratamento e conservação do achado fóssil e produziu a exposição temporária do Plesiopharos moelensis que pode ser visitada de 30 de abril a 29 de junho, no Foyer do Museu do Vidro da Marinha grande, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Rubi Kaur vem a Portugal

Artigo seguinte

Morreu a jornalista Marta Louro

Há muito mais para ler...