Esfera Logo
Divulgação

ESFERA reúne artistas na gravação de novos fonogramas e temas inéditos

Projeto tem a curadoria e direção de André Tentugal e Henrique Amaro
1 Partilhas
1
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 9 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

O projeto Esfera foi desenvolvido para criar soluções de gravação, edição e comunicação de novos fonogramas, promovendo também a proximidade entre músicos que, em muitos casos, nunca antes tinham trabalhado juntos.

Participam deste projeto artistas de vários quadrantes e géneros do universo musical nacional, representando a qualidade e diversidade que pretendem marcar o Esfera: Miramar (dupla que junta Frankie Chavez e Peixe) com JP Simões; Sensible Soccers com Carlos Maria Trindade; os Mão Morta com Pedro Sousa; Joana Gama com Angelica Salvi; Adolfo Luxúria Canibal e Haarvol; Manel Cruz com Miguel Ramos e André Tentugal.

Com direção e curadoria de André Tentugal e Henrique Amaro, este objetivo cumpriu-se por etapas: gravação, mistura e masterização de temas. Um plano desenvolvido durante 3 dias, num processo de residência artística no Estúdio Arda Recorders (Campanhã, Porto).
O resultado destes encontros foi a gravação de 2 ou mais temas inéditos de cada um dos grupos de artistas. Terminado com a edição de uma coleção com todas as gravações.

As edições físicas são individuais e dedicadas a cada um dos participantes em vinil. A comercialização será feita individualmente pelos artistas e bandas, estando também disponíveis em todas as plataformas digitais podendo ser acedidas nas páginas de artista de cada um dos projetos envolvidos.

O design gráfico do projeto e a sua identidade visual é da autoria do Studio Dobra.

Todos os temas gravados têm também videoclipes, a divulgar em breve, realizados por André Tentugal que acompanhou todas as sessões em estúdio com os vários músicos e realizou o curto vídeo, retratando um pouco do ambiente vivido nestas sessões assim como o processo criativo de cada grupo.

Esfera conta com o apoio do programa Garantir Cultura, promovido pelo Ministério da Cultura em 2021.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

1 Partilhas
Há mais para ler...