“GNERG”: é este o nome do concurso que quer eleger o Fotógrafo de Natureza do Ano.
Integrado na décima primeira edição do Festival de Imagem de Natureza de Vouzela, o concurso insere-se numa nova etapa do evento: “Depois de dez edições a promover a fotografia de natureza, o Festival de Imagem de Natureza de Vouzela regressa em 2022 com um novo nome – Insitu – dando início a um novo ciclo, de renovação, mas também de continuidade do legado de preservação da natureza, da biodiversidade e da valorização do território que o acolhe, o concelho de Vouzela”, descreve a autarquia.
Todos os fotógrafos amadores ou profissionais, desde que residam em território nacional e com mais de 16 anos, podem participar no concurso em oito categorias: Paisagem; Aves; Mamíferos; Répteis e Anfíbios; Peixes e Invertebrados; Flora e Fungos; Arte Fotográfica e Parque Natural Local Vouga Caramulo.
Em cada categoria, será atribuído um prémio de 500 euros ao primeiro classificado e material fotográfico ao segundo. Os vencedores de cada categoria competem também pelo lugar de vencedor absoluto, o prémio GNERG – Fotógrafo de Natureza do Ano, sendo premiado com mil euros.
O regulamento está disponível no site oficial.
O Insitu decorre entre 6 e 8 de maio em Vouzela.