A Liga Inglesa e o canal japonês NHK World-Japan vão deixar de ser transmitidos na Rússia. É apenas mais um episódio no quadro de sanções mútuas entre a Rússia e o resto do mundo, após a invasão russa à Ucrânia.
“A Liga condena veemente a invasão russa da Ucrânia” – comunicado “Premier League”
A iniciativa de suspender o acordo para a transmissão da “Premier League” na Rússia foi tomada “unanimemente” esta segunda-feira, por parte do organismo que gere o campeonato de futebol inglês e os clubes: “A Liga condena veemente a invasão russa da Ucrânia. Apelamos à paz e os nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados”, indica o comunicado.
A “Premier League” era transmitida na Rússia pelo canal Okko Sport, do grupo Rambler Media, detido pelo banco estatal russo Sberbank. A suspensão do acordo tem “efeito imediato”.
A Liga anunciou também a doação de um milhão de libras (cerca de um milhão e duzentos mil euros) ao grupo britânico de organizações não governamentais “Disasters Emergency Commitee”.
18 milhões de lares sem NHK World-Japan
A emissão linear do canal NHK World-Japan também foi suspensa na Rússia. A estação japonesa sustenta que a decisão não partiu de Tóquio, mas sim do operador local russo: “A empresa que distribui a emissão no país disse que não tinha outra escolha que não suspender a transmissão, porque o governo russo reforçou o seu controlo sobre a informação e colocou o Japão no que chama de lista de países e territórios “não amigáveis”“. O corte da emissão aconteceu durante a noite desta segunda-feira.
A rádio e televisão pública japonesa afirma que a emissão em direto e todos os conteúdos vídeo e áudio se mantêm acessíveis em território russo através da internet, além da emissão em russo através de onda curta e onda média. A NHK sustenta que quer “expandir a sua oferta” para os habitantes no país e, por isso, “vai aumentar a sua programação rádio na Rússia”.
A NHK World-Japan é o serviço internacional de rádio e televisão da NHK. Emite regularmente em dezassete idiomas através da televisão, rádio e internet. Na Rússia, o canal tem uma audiência potencial de 18 milhões de lares, estando disponível através de satélite “e de outros meios”. Em Portugal, o canal NHK World-Japan, em inglês, está disponível através das operadoras MEO, NOS e Vodafone.
A Rússia invadiu militarmente a Ucrânia no passado dia 24 de fevereiro. O presidente da Federação Russa Vladimir Putin justificou a ação militar como sendo um ato para “desmilitarizar” e “desnazificar” a Ucrânia e de proteção das regiões autoproclamadas como estados de Donetsk e Lugansk.