Pergunta sobre droga em concurso galego causa polémica nas redes sociais

Vários espetadores disseram que a questão não era apropriada para uma estação de serviço público.
Reprodução CRTVG
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 2 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

A polémica estalou este sábado: o primeiro canal da Television de Galicia (TVG) emitiu mais uma edição do concurso de cultura geral “Atrápame Se Podes”. O programa até foi o mais visto na região autonómica, mas nas redes sociais a emissão causou alvoroço.

E tudo por causa de uma pergunta: “Qual é o preço de um grama de cocaína na rua?”. O apresentador Paco Lodeiro ainda tentou remendar a situação: “Os guionistas disseram-me que tinham um amigo que sabia: [um amigo da] polícia!”. Mas o mal estava feito e as reações não se fizeram esperar: pelas redes sociais, foram vários os espetadores que denunciaram que a questão não era apropriada para uma estação de televisão de serviço público.

Esta segunda-feira, a produtora do programa e a estação de televisão galega tiveram de emitir um comunicado. Do lado da produtora “Voz Audiovisual”, esta pede desculpas pelo “lamentável erro” e assume que a pergunta “nunca deveria ter sido feita da forma como apareceu na emissão”. Mas defendeu-se que aquele dado é público: “A resposta à pergunta “Qual é o preço médio de um grama de cocaína na rua” aparece no relatório anual do Observatório Espanhol de Drogas e Dependências, elaborado pelo ministério da Saúde do governo de Espanha”.

Reforçando que a redação da questão “não foi a adequada”, a TVG sublinhou que o objetivo do programa não era “inferiorizar” o problema: “É inquestionável o empenho dos meios de comunicação social na luta contra a toxicodependência, e isso fica claro tanto no seu trabalho quotidiano como nas várias ações e alianças institucionais em vigor “, reforça a estação.

A emissão foi retirada do serviço ondemand da TVG, mas a emissão de sábado ainda pode ser vista em Portugal através das gravações automáticas.

“Atrápame Se Podes” é a versão galega do programa de cultura geral espanhol “Atrápame si puedes”. Com versões em vários canais autonómicos por todo o país vizinho, estreou originalmente na televisão basca em 2014 e chegou à televisão galega em 2021. Rapidamente, se tornou um dos principais programas da grelha.

Total
0
Partilhas
Artigo anterior

Balthazar confirmados no Alive'22

Artigo seguinte

Premier League deixa de ser transmitida na Rússia. NHK World Japan também

Há muito mais para ler...