Benoît Prieur (CC-BY-SA)

Russia Today e Sputnik banidos do espaço europeu

Desconhece-se se a proibição de se aplica apenas às emissões lineares de televisão ou também aos sites
1 Partilhas
1
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 11 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

É mais uma das sanções impostas pela União Europeia (UE) à Rússia: o canal Russia Today (RT) e a agência de notícias Sputnik vão ser proibidas de emitir no espaço europeu. A medida foi anunciada na tarde deste domingo pela presidente da Comissão Europeia (CE) Ursula von der Leyen.

Desconhece-se se a proibição de se aplica apenas às emissões lineares de televisão ou também aos sites e conteúdos dos dois órgãos de comunicação social, além de se desconhecer se esta medida também se prolongará a outros canais, como Channel One ou o RTR Planeta, e como será operacionalizada.

Classificando os dois órgãos de comunicação social como uma “máquina mediática do Kremlin”, van der Leyen diz que é uma “medida sem precendentes”: “Os órgãos de comunicação Russia Today e Sputnik, detidos pelo estado russo, assim como as suas filiadas, não poderão mais espalhar as suas mentiras para justificar a guerra de Putin e semear a discórdia na nossa União“., afirma a dirigente. Von der Leyen foi mais longe e refere que a Europa está a desenvolver “ferramentas para banir a informação tóxica e ameaçadora” dos meios russos na Europa.

“Sabemos fazer o nosso trabalho em condições de bloqueio.” – editora-chefe da RT

Do lado dos dois órgãos de comunicação, já houve uma resposta. A editora-chefe da Sputnik e da RT Margarita Simonyan fez uma publicação na sua conta do Telegram, assegurando que a proibição não fará mossa na empresa.

Numa publicação provocadora, Simonyan afirmou que “há oito anos que estamos preparados para isto, devido a estes amantes da liberdade”. Além disso, garantiu “oficialmente” que “nem uma única pessoa que tenha trabalhado e continue a trabalhar connosco de forma fiel em qualquer país será despedida. Sabemos fazer o nosso trabalho em condições de bloqueio”, afirma.

A RT e o site Sputnik são meios de comunicação social detidos e financiados diretamente pelo estado russo através da agência Rossi Segodnya. A RT é transmitida em Portugal na MEO e na Vodafone, sendo que nesta última é também transmitido o canal de documentários RT Documentary. Já o Sputnik é um órgão multilingue, presente em diversos países. Tem uma versão em português dedicada ao mercado brasileiro.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

1 Partilhas
Há mais para ler...