EBU/Andres Putting

EBU retira Rússia da Eurovisão

Decisão surge após “amplas consultas” aos membros da organização de radiodifusão europeia.
1 Partilhas
1
0
0
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 11 meses, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado

A decisão surgiu esta tarde: a Rússia está fora da Eurovisão. A tomada de posição da União Europeia de Radiodifusão surge depois de iniciado o conflito com a Ucrânia e a entidade teme que o conflito seja trazido para o concurso. A decisão afeta apenas a decisão deste ano.

Num comunicado, a EBU sustenta que a decisão surge depois da “recomendação feita hoje (sexta-feira) pelo órgão diretivo do Festival” e com base “nas regras do evento e dos valores” da organização: “A decisão reflete a preocupação de que, à luz da crise sem precedentes na Ucrânia, a inclusão de uma participação russa no Festival deste ano iria desacreditar o evento”, afirma.

Afirmando-se como uma “organização apolítica”, a EBU sustenta que a decisão foi tomada após “amplas consultas aos seus membros. Continuamos empenhados em proteger os valores de uma competição cultural, que promove o intercâmbio e a compreensão internacional, reúne audiências, celebra a diversidade através da música e une a Europa num só palco”, sublinha organização.

O Festival Eurovisão da Canção decorre em Turim, Itália, nos dias 10, 12 e 14 de maio.

Encontrou um erro ou um lapso no artigo? Diga-nos: selecione o erro e faça Ctrl+Enter.

1 Partilhas
Há mais para ler...