Vários sites a nível mundial estão a ser afetados esta quarta-feira por um problema na rede mundial da empresa de alojamento francesa OVH. A informação foi confirmada pela própria empresa que afirma que tudo não passa de um erro humano e que está a ser resolvido.
Segundo nota o jornal Le Parisien, os utilizadores que tentam aceder aos sites afetados obtêm um erro 504 que indica que o servidor está inacessível. A OVH acrescenta que a situação se deve a um “incidente de rede” nos Estados Unidos da América está a afetar toda a estrutura desde as 08h20 (hora de Lisboa) e que os serviços estão “gradualmente” a voltar depois de os equipamentos estado-unidenses terem sido “isolados”.
Octave Klaba, fundador e presidente da OVH, esclareceu no Twitter que a falha se deveu a um “erro humano”, após uma configuração incorreta de um dos routers que faz o encaminhamento dos dados. “Nos últimos dias, a intensidade dos ataques DDoS têm aumentado bastante. Decidimos aumentar a nossa capacidade de tratamento de DDoS adicionando novas infraestruturas no nosso centro de dados em Vint Hill”, justificou. Em novo tweet, o responsável acrescentou que o router foi desligado uma hora depois.
Até à publicação deste artigo, não foram encontrados registos de que a falha tenha sido sentida em sites portugueses, mas isso é bem possível. Aquando do incêndio no centro de dados da OVH em Estrasburgo, em março de 2021, uma empresa do Porto viu-se obrigada a suspender temporariamente os seus serviços e a recorrer a servidores alternativos.