Banda à Varanda celebra 20 anos de Douro Vinhateiro Património da Humanidade

Banda à Varanda celebra 20 anos de Douro Vinhateiro Património da Humanidade
Divulgação
Este artigo foi publicado há, pelo menos, 3 anos, pelo que o seu conteúdo pode estar desatualizado.

Inquieta - Agência Criativa

Entre varandas improvisadas e janelas com ouvintes assim se celebram os 20 anos de Douro Vinhateiro Património da Humanidade. Uma criação da Inquieta – Agência Criativa que, desde 2016, com o seu projeto “Banda à Varanda”, convida o público a “olhar para cima: que é onde o futuro acontece”.

Até ao final deste ano 4 localidades durienses recebem 4 Bandas Filarmónicas locais, num ciclo de 4 concertos com partituras escritas a 4 mãos pelos compositores Ângela da Ponte e Fábio Videira. Uma ousada componente performativa e teatral encenada por Luís Santos e Ángel Fragua, com direção musical e artística de Valter Palma e Luís Santos.

Um conceito de um concerto que não é tradicional: “O espectáculo é desenhado consoante o local onde o concerto irá ser realizado” conta Eduarda Freitas, da Inquieta, não havendo dois espectáculos iguais, “porque os espaços onde vão ser feitos condicionam a forma como os músicos se vão posicionar, como se vão ouvir e, também, o local onde o público vai estar a assistir”. O objetivo do projeto é também trabalhar a relação entre a música, o património e as pessoas.

Em paralelo ao próprio espetáculo, há todo um trabalho de produção de envolver a comunidade local onde o concerto vai ser realizado, “pois é necessário falar com os donos das casas onde estão as varandas, envolvê-los no processo para que abram as suas casas e as suas varandas aos músicos”, sublinha Eduarda Freitas. O trabalho com as bandas filarmónicas é fundamental. “Valorizamos muito o trabalho das Bandas Filarmónicas, grandes escolas para muitos jovens, e um coração para muitas aldeias de Trás-os-Montes e Douro. Por isso, quisemos envolvê-las neste projeto desde o início.” Neste ciclo de concertos, a Banda à Varanda conta ainda com a participação de músicos da Banda Sinfónica Transmontana.

O primeiro concerto da Banda à Varanda – 20 anos a olhar o Douro Património Mundial foi com a Banda de Música de Sanguinhedo (Vila Real). Os próximos espetáculos irão realizar-se no dia 17 de outubro, pelas 15h, com a Banda Musical da Cumieira (Santa Marta de Penaguião), no dia 23 de outubro com a Banda de Filarmónica de São Mamede de Ribatua (Alijó) e, em data a definir, com a Banda Filarmónica de Magueija (Lamego).

O projeto Banda à Varanda – 20 anos a olhar o Douro Património Mundial é cofinanciado pelo Portugal 2020.

 

 

Total
0
Partilhas
Artigo anterior
Projeto Inspira promove roteiro de sonoridades diversas este fim de semana

Projeto Inspira promove roteiro de sonoridades diversas este fim de semana

Artigo seguinte
Judite de Sousa na equipa da CNN Portugal

Judite de Sousa na equipa da CNN Portugal

Há muito mais para ler...