we are social!

Hi, what are you looking for?

japao-billboard

Pintura & Exposições

Viana do Castelo: Reabertura dos museus aproveitada para inaugurar novas exposições

Autarquia promove Entrada gratuita em todos os núcleos museológicos até 30 de junho.

Arménio Belo/Câmara Municipal de Viana do Castelo
Arménio Belo/Câmara Municipal de Viana do Castelo

Os museus reabriram esta segunda-feira, na sequência da segunda fase desconfinamento, e em Viana do Castelo a ocasião foi aproveitada pelos museus municipais para inaugurar novas exposições.

O Museu do Traje tem a exposição “Viana do Castelo – As profissões do século passado”, uma mostra de fotografia e texto em que são evocadas “profissões do século passado, algumas que já estão extintas e outras que, com o desenrolar dos anos, se foram modificando”, refere o município em comunicado. Além desta, este museu tem também uma nova exposição permanente: “Trajar: Memórias no Tempo” leva o visitante a percorrer a história do traje típico vianense. “A mostra apresenta uma cronologia dos trajes, desde o século XIX até ao século XXI, destacando-se a instalação artística de um tear manual a ligar o piso 0 ao piso 1”.

Outra das exposições patentes em Viana do Castelo é a do trabalho do fotógrafo galego Manuel Filgueira Tilde. Nascido em 1866 em Pontevedra, Tilde acabou por viver mais de cinquenta anos em Viana onde faleceu em 1955. “Viana do Castelo – A cidade, Passado e Presente (perspetivas fotográficas)” está patente em simultâneo no Museu de Artes Decorativas e nos antigos Paços do Concelho.

Por último, o Navio Gil Eannes acolhe “Águas da Memória – Imagem de Arquivo”. A exposição está patente no Centro de Memória, Identidade e Imagem.

Neste momento, a entrada nos museus municipais de Viana do Castelo é gratuita. A medida vai manter-se, pelo menos, até 30 de junho.

worten-livros
Publicado por

29 anos. Barcelense. Fundador, diretor e redator d'o largo.

worten-music

também poderás gostar disto.

Televisão

Al Jazeera mantém-se, no entanto, nas restantes plataformas do serviço.

Televisão

Ação da série desenrola-se na fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos

Em destaque

Ao todo, são três adições à grelha de canais disponível em mobilidade.

Em destaque

Acordo permitirá "a implementação de um serviço de bibliotecas públicas de qualidade no território"