we are social!

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

“Real Vinícola – Uma Reconversão” para visitar na Galaria Municipal de Matosinhos

Este conteúdo tem 3 anos e poderá estar desatualizado.

Luís Ferreira Alves, o mais conceituado fotógrafo português de arquitetura e autor de algumas mais icónicas imagens de edifícios projetados por Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, acompanhou todo o processo de requalificação do antigo quarteirão da Avenida Menéres em Matosinhos. Fixou a ruína que existia em 2014, fotografou os trabalhos de construção civil e regressou no final da obra para captar a luz dos espaços projetados pelo arquiteto Guilherme Machado Vaz.

O resultado deste trabalho, que partiu de uma encomenda da Câmara Municipal de Matosinhos, é uma exposição de trinta e duas fotografias, com curadoria de Guilherme Machado Vaz, e um catálogo bilingue que inclui textos do historiador Joel Cleto e dos arquitetos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura. “Real Vinícola – Uma Reconversão” fixa para memória futura um dos maiores e mais ambiciosos projetos de requalificação urbana realizados em Portugal nos últimos anos, já nomeado para diversos prémios nacionais e internacionais. Do encanto quase selvagem da ruína inicial à obra concluída e enriquecida pelas esculturas de José Pedro Croft que representaram Portugal na última Bienal de Veneza, Luís Ferreira Alves volta a tratar a luz e a linha com o irrepreensível rigor que fizeram dele um dos nomes maiores da fotografia de arquitetura em Portugal.

A exposição “Real Vinícola – Uma Reconversão” está patente na Galeria Municipal de Matosinhos até 22 de setembro e é um testemunho do processo que permitiu transformar a ruína do mais antigo edifício industrial de Matosinhos-Sul num equipamento cultural de referência, sede da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura e da Orquestra Jazz de Matosinhos, recentemente distinguido com o Prémio Nacional de Requalificação Urbana.

Luís Ferreira Alves é autor de inúmeros livros e exposições,tem fotografado a obra dos maiores arquitetos portugueses, publicando regularmente em revistas internacionais. Nasceu em Valadares, Vila Nova de Gaia, em 1938. No início da década de 1980 passou a dedicar-se à fotografia de arquitetura, atividade que lhe valeu, em 2013, o título de Membro Honorário da Ordem dos Arquitectos.

Publicado por

Clica para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

também poderás gostar disto.

Televisão

Ação da série desenrola-se na fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos

Televisão

Al Jazeera mantém-se, no entanto, nas restantes plataformas do serviço.

Em destaque

Ao todo, são três adições à grelha de canais disponível em mobilidade.

Em destaque

Acordo permitirá "a implementação de um serviço de bibliotecas públicas de qualidade no território"