we are social!

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Fundação Bissaya Barreto inaugura exposição de Vasco Mourão

Este conteúdo tem 3 anos e poderá estar desatualizado.

 

A Fundação Bissaya Barreto inaugurou, no passado dia 22, uma esposição de Vasco Mourão. 

A mostra traz algumas obras recentes do artista e “registos inéditos” do período em que o artista esteve em residência artística em Coimbra mas o grande destaque é uma peça encomendada pela fundação e produzida durante esse período.

Produzida numa folha de latão com 8 metros e desenhada à mão por Vasco Mourão, esta escultura será intalada no Portugal dos Pequenitos.  “Interessava-me criar uma peça que partia do edificado do Parque, mas fosse além de uma representação literal do mesmo”, diz o artista que começou a fazer uma recolha fotográfica dos edíficos representados no Portugal dos Pequenitos. “Foi necessário olhar para o Parque de forma crítica e perceber o mecanismo intelectual da sua construção”, refere. 

Apesar de não ser automática a perceção da forma, o observador só tomará verdadeira noção da peça ao mover-se pelo espaço: “Numa vista frontal aparenta ser quase plana mas numa vista mais lateral torna-se evidente a tridimensionalidade da peça proporcionando ainda uma distorção do desenho na sua superfície”, acrescenta. 

Em relação às outras peças que estarão em exposição, estas mostram, segundo a Fundação, “o âmbito global do trabalho do autor e assim colocar a peça em contexto e evidenciar a sua importância no trajeto criativo”. 

A exposição pode ser visitada de terça a sexta, das 11h às 13h e das 15h às 18, até ao próximo dia 3 de maio na Casa Museu Bissaya Barreto, em Coimbra. A entrada é gratuita. 

Publicado por

Clica para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

também poderás gostar disto.

Televisão

Ação da série desenrola-se na fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos

Televisão

Al Jazeera mantém-se, no entanto, nas restantes plataformas do serviço.

Em destaque

Ao todo, são três adições à grelha de canais disponível em mobilidade.

Em destaque

Acordo permitirá "a implementação de um serviço de bibliotecas públicas de qualidade no território"