we are social!

Hi, what are you looking for?

Sem categoria

Bragança abre festas de inverno com “Mascararte”

Este conteúdo tem 4 anos e poderá estar desatualizado.

 

 

Dia 2 de dezembro, pelas 16 horas será feita a Construção de Máscara Humana, integrada no programa da VIII Bienal da Máscara – Mascararte, em Bragança.

Após a abertura oficial do evento a 30 de novembro, com a inauguração das Exposições Antruidos y Mazcaradas Llioneses e Mascareto, e a apresentação do Catálogo Mascararte 2015, hoje, dia 1 de dezembro será apresentado o livro A magia das Máscaras Portuguesas, de António Pinelo Tiza seguido da conferência La Simbologia de las Máscaras, por Adolfo Ares.

O desfile pelas ruas do Centro Histórico, de dia 2 de dezembro, terá início na Praça Professor Cavaleiro Ferreira e contará com a presença de grupos de gaiteiros e dulcineiros, grupos de caretos, nove grupos de mascarados de León – Espanha (Antruejos de Carrizo de la Ribera, La Zanfarronada de Riello, Loz Zamarrones de Riaño, Los Campaneros de la Cuesta, Cimanes, El Antruejo de Llamas de la Ribera, El Antruejo de Velilla de la Reina, Ponferrada e El Antruejo de Alija del Infantado) e carros de bois das Festas dos Rapazes. O dia termina com a Queima do Mascareto às 18h30.

O último dia de evento será a 5 de dezembro com a Inauguração da Exposição Máscaras Rituais de Portugal – coleção de Roberto Afonso na aala Luís de Camões do Centro Cultural Municipal Adriano Moreira.

 Mascararte nasceu em Bragança com o objetivo de divulgar as Festas de Inverno de Trás os Montes e, também, da província de Zamora (Espanha), bem como reforçar a identidade e a cultura de cada uma das regiões.

Assim, de dois em dois anos, Bragança acolhe diversos espectáculos, exposições, concursos de pintura, escultura, fotografia, arte infantil e juvenil, feira de artesanato, conferências sobre a temática da Máscara e do Traje, desfiles com grupos de mascarados, culminando com a Queima do Mascareto.

Rodeado de grupos de caretos dançando ao som da gaita-de-foles, do bombo e da caixa, em interacção com a assistência, o Mascareto é queimado, em espectáculo de luz, som e fogo-de-artifício, num ritual mágico de purificação do espírito.

Publicado por

Clica para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

também poderás gostar disto.

Televisão

Ação da série desenrola-se na fronteira entre a Bélgica e os Países Baixos

Televisão

Al Jazeera mantém-se, no entanto, nas restantes plataformas do serviço.

Em destaque

Ao todo, são três adições à grelha de canais disponível em mobilidade.

Em destaque

Acordo permitirá "a implementação de um serviço de bibliotecas públicas de qualidade no território"