Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

26.04.18

“Zé Ventura: uma retrospetiva?” inaugura a 28 de abril no Centro Cultural de Lagos


helena margarida

Direitos Reservados - Zé Ventura

«A exposição (...) resulta, pois, das obras selecionadas pela artista e pela curadora, numa estreita colaboração que pretendemos que resulte num percurso coerente e ilustrativo dessa permanente busca das “harmonias secretas” (segundo Gombrich), que Zé Ventura experimenta quer na pintura – sobre papel, tela e tecido –, nas colagens de materiais têxteis (rendas, fios, tecidos) sobre as telas, ou mesmo nos objetos de vestir e decorativos produzidos no tear, e mesmo em técnicas até agora inéditas, como a pintura sobre cerâmica e a fotografia» explica Ana Lourenço Pinto.

Maria José, Zé Ventura, nasceu em Lagos. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Vive agora em Monchique e Portimão.

Sobre o trabalho da artista Jorge Queiroz escreve no catálogo “Trítico”, Tavira outubro 2006: A pintura e a tecelagem são as suas formas privilegiadas. Com estas constrói e desenvolve um mundo de representações a partir de elementos gráficos, “linhas que acontecem”, as quais intuem possibilidades imaginadas e nos lembram outras artes, talvez as naturezas ficcionadas da literatura viajante ou os sons enormes da solidão das montanhas e dos oceanos, movimentos da água, respiração de todos os mares. Na sua pintura existe um mundo de silêncios pictóricos que relacionam memórias, transformadas em movimentos perpétuos em busca de respostas para a simplicidade das perguntas mais profundas. As obras contam-nos talvez, algo de como as coisas deveriam ser.

“Zé Ventura: uma retrospetiva?” está organizada em três núcleos, num entendimento mais alargado do que a mera disposição cronológica dos trabalhos expostos. As obras de arte relacionam-se de uma forma mais orgânica, que as coloca em diálogo. Com base na tipologia das obras selecionadas, foram organizados os núcleos Paisagem Interior (Sala 1), Paisagem Exterior (Sala 2) e A Paisagem Acontece (Sala 3).

A Inauguração está agendada para o dia 28 abril, às 18h00, no Centro Cultural de Lagos. A exposição estará patente até ao dia 28 de julho. Pode ser visitada de terça a sexta das 9h00 às 18h00. A entrada é gratuita.

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo.
publicidade
wook é uma oferta?