Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

26.10.17

‘Quinta do Síbio’ completa com Arinto Branco


helena margarida

Divulgação

 

A Real Companhia Velha acaba de completar a coleção “Quinta do Síbio” com o “Arinto Branco”.

Após as colheitas de 2013, 2014 e 2015, e de explorar diferentes técnicas e abordagens, a Real Companhia Velha consegue na colheita de 2016 obter uma edição que evidencia uma componente mais rica e frutada do Arinto. “Acabamos por descobrir, que o Arinto, embora uma casta pouco exuberante aromaticamente, mas com elevadíssimos níveis de acidez, pode de facto apresentar um carácter mais mineral e complexo quando produzido no Douro”, avança o enólogo Jorge Moreira.

Depois de anos de investigação e de uma edição experimental, lançada no mercado sob a designação ‘Real Companhia Velha Séries Arinto’ (2012), a equipa de viticultura e enologia da Companhia chegou agora a um resultado que superou as expectativas.

Depois de um Inverno quente e chuvoso e de uma Primavera fria e com grande índice de pluviosidade, seguida de um Verão muito quente e seco, o resultado prima por um vinho elegante, aromático e muito fresco. Para chegar aqui, a fermentação do mosto ocorreu em cubas de inox com controlo de temperatura, seguido de um estágio parcial – 30% – em barricas, por um período de seis meses.

Nas notas de prova revela-se um branco com uma excelente complexidade aromática, com aromas florais integrados e uma forte nuance mineral típica da Arinto. Na boca mostra-se fresco, cheio de sabores frutados e minerais, terminando com uma acidez muito viva característica desta casta portuguesa há muito plantada no Douro. É notório que este vinho apresenta uma invulgar capacidade de evolução em garrafa, algo comum em castas de grande nobreza.

Fica então completa uma mão cheia de vinhos com origem na propriedade situada entre o vale do Roncão e o planalto de Alijó: ‘Quinta do Síbio Ananico branco’, ‘Quinta do Síbio Arinto branco’, ‘Quinta do Síbio Field Blend branco’, ‘Quinta do Síbio Samarrinho branco’ e ‘Síbío tinto’.

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo.
publicidade
wook é uma oferta?