Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

02.05.18

Museu de Portimão comemora 10º aniversário com fotografia, exposições, espetáculo de luz, música e dança


helena margarida

Divulgação

O Museu de Portimão assinala 10 anos de existência em maio com novas exposições, música, dança, corrida fotográfica e várias surpresas, estando o dia 19 reservado para os momentos altos desta comemoração.

Nos primeiros dois fins-de-semana as atividades realizam-se, às 16h00, na Oficina Educativa do Museu e destinam-se às famílias. No dia 5 será exibido um filme sobre as lendas do algarve, realizado pelos participantes das Férias da Páscoa, e no dia 6 o desafio é para construir fantoches de dedo do rei mouro e da princesa Gilda.

No dia 17, às 18h00, terá lugar o lançamento da 2ª Edição “Cartas de Manuel Teixeira Gomes a João de Barros”, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal de Portimão e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, que contará com a apresentação do Professor Guilherme de Oliveira Martins.

O Dia Internacional dos Museus, este ano sob o do mote “Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos”, é assinalado em Portimão com entrada gratuita e um convite especial aos visitantes desse dia para testarem a nova aplicação que será apresentada no dia seguinte, dia 19 de maio, no âmbito do 10.º aniversário, como uma forma de ampliar a “hiperconexão” do museu.

No dia 19, das 09h00 às 23h00, os concorrentes da 18ª Corrida Fotográfica de Portimão, este ano com uma modalidade noturna, passarão pelos diferentes postos de controlo onde irão receber a indicação dos 8 ou 11 temas a fotografar e às 16h00 realiza-se a inauguração da exposição “Gentes da terra e do mar”, uma mostra que ocupará as duas salas de exposição temporárias e permitirá um olhar sobre a dualidade de realidades que sempre estiveram presentes na evolução de Portimão. Por um lado, as atividades ligadas à terra e por outro a pesca artesanal e industrial, sendo a Praça e o Mercado os lugares em destaque, onde ambas se encontram. Nesta ocasião os visitantes serão convidados a agarrar o seu telefone e a descarregar a nova app do museu ou a colocar os óculos de realidade aumentada para viverem uma experiência digital com Guias Multimédia. Este novo suporte é uma ferramenta para todos com um caráter inclusivo, que permitirá aos visitantes com necessidades especiais descobrir a exposição de referência do museu de uma forma interativa.

Às 17h30 o som do acordeão chama os convidados para junto do transportador de peixe, no exterior do museu, para partirem o Bolo do 10º Aniversário, alusivo à terra e ao mar, e degustarem as diferentes iguarias acompanhadas por uma seleção de vinhos regionais.

As comemorações do 10.º aniversário continuam a partir das 21h00, com o museu associado à iniciativa “Noite Europeia dos Museus”, que por toda a Europa se celebra nesta data. A fachada da antiga fábrica ganhará uma nova vida através de um magnífico espetáculo de luz e cor e a performance de dança contemporânea intitulada “Petingas em rede”, pela Dancenema, convidará todos os presentes a entrar no museu, de lanterna na mão, para descobrir o outro lado deste espaço ao som das Guitarras do Conservatório de Música de Portimão.

No dia 26 de maio, às 17h00, realiza-se a inauguração de duas exposições. No hall ficará patente o conjunto de obras “Tesouros do Mar”, de Vera Christians, que reflete aspetos da vida marinha e no exterior do museu uma mostra de imagens intitulada “Rio Arade - Uma maré cheia de Histórias”, que pretende dar a conhecer a evolução das atividades económicas, desportivas e culturais relacionadas com o rio Arade e as suas margens.

Direitos Reservados

Inaugurado em 2008, o Museu de Portimão recebeu nesse ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Museu Português”, pela Associação Portuguesa de Museologia, e no ano seguinte pelo Turismo de Portugal, na categoria “Novo Evento Público”. Em 2010 foi distinguido internacionalmente com o prestigiante prémio “Museu Conselho da Europa” e em 2011 com o prémio “DASA - Mundo do Trabalho 2011”. Ainda nesse ano foi premiado pelo filme "À conversa com Manuel Teixeira Gomes", no Festival Tour Film Brazil 2011, realizado em Florianópolis, com a "Arara de Prata - Jovens Talentos". Em 2015 voltou a ser distinguido pela Associação Portuguesa de Museologia com o prémio “Inovação e Criatividade”, pelo projeto "A nossa cultura sai à rua".

Com a reconversão da antiga fábrica de conservas em "fábrica de histórias", o Museu de Portimão surge como um local especificamente vocacionado para o estudo e promoção da identidade cultural e social da Comunidade Portimonense, da evolução e singularidade do seu percurso histórico e para a prestação de um conjunto de serviços, aberto a todos os cidadãos, à sua formação, fruição e iniciativa.

Numa relação de forte proximidade com a comunidade local o Museu de Portimão constitui-se como um importante e dinâmico laboratório de ideias e projetos para a afirmação do território do Município revelando-se uma mais-valia turística para toda a região algarvia. Realizou entre 2008 e 2018 mais de 60 exposições e recebeu cerca de 560.000 visitantes de inúmeras nacionalidades.

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo.
publicidade
wook é uma oferta?