Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

o largo.

onde tudo acontece...

27.11.17

Circo em LEME no 23 Milhas de Ílhavo


helena margarida

Divulgação

Oficinas, conversas e espetáculos compõem a programação do LEME - Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços não Convencionais que vai ser apresentado, dia 2 de dezembro, na Casa da Cultura de Ílhavo.

Este festival de inverno abre portas à reinvenção do circo contemporâneo em espaços fechados, numa proposta de transfiguração ativa do habitual olhar do espaço cultural dos nossos tempos, desafiando a comunidade artística nacional para uma participação ativa num projeto envolvente e gerador de oportunidades.

O dia de lançamento arranca com uma oficina de experimentação de novo circo, pela ADN - Artistic Development Nucleus, um desafio para o corpo e para a mente, explorando a linguagem e técnicas do circo contemporâneo e que dá aos participantes a oportunidade de se colocarem à prova e testarem disciplinas de aéreos e equilíbrios, sob o olhar de artistas profissionais.

Direitos Reservados

O primeiro espetáculo do lançamento do LEME, “Só”, acontece no Foyer da Casa da Cultura de Ílhavo, às 15:00, onde objetos de grandes proporções interagem com um velho, igualmente grande, e a sua solidão, ainda maior. Às 15:30 é oficialmente apresentado o LEME, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura. Segue-se, imediatamente, às 16:00, uma conversa sobre os “Desafios da Criação Artística para o Circo Contemporâneo”, com a participação de Tiago Bartolomeu Costa, assessor para as relações internacionais da Secretaria de Estado da Cultura, Jesper Nikolajeff, artista e produtor da sueca Circus Cirkor e ainda o espanhol Johnny Torres, diretor artístico do La Central del Circ. A conversa, com a moderação da Bússola, implica uma reflexão sobre o momento de afirmação do circo contemporâneo e das artes de rua em Portugal, numa perspetivação de desafios e oportunidades.

Direitos Reservados

“Licium” de Joa Gouveia sobe ao palco da Casa da Cultura, às 18:00. Um espetáculo que é não só sobre tear, mas também um trabalho autobiográfico do artista.

Direitos Reservados

O dia termina com “Emportats”, da companhia galega La Trócola Circ, no auditório da Casa da Cultura. O único espetáculo pago deste dia de lançamento (5,00€), combina diferentes disciplinas artísticas, cruzando a acrobacia, os malabares, a música e o teatro de objetos.

O LEME - Festival de Circo Contemporâneo e Criação Artística em Espaços Não Convencionais acontece em Ílhavo todos os anos, no mê de dezembro e é uma das propostas do projeto cultural do Município de Ílhavo “23 Milhas” com o apoio da “Bússola”, organização de desenvolvimento de projetos artísticos.

estamos no facebook e no twitter.
visita também a bilheteira do largo.
publicidade
wook é uma oferta?